sábado, 21 de fevereiro de 2009

Ensaio

Palpite: Grêmio 3 X 0 Juventude

Começo pelo palpite porque hoje é ensaio para a Libertadores. Se o Grêmio jogar o que espero, tem que meter bucha neste fraco Juventude e não sofrer gol.

Nesta semana o Tricolor largou a lista dos convocados para a Continental. Pela lógica e pela numeração, o time titular jogará no 3-5-2 com:

1)Victor, 2)Ruy, 3)Léo (ele não foi vendido!), 4)Rafa Marques, 5)Réver, 6)Fábio Santos; 11)Adilson, 10)Tcheco, 8)Souza; 7)Jonas e 9)Alex Mineiro

A melhor notícia é do Léo, com certeza. E a pior é que O volante não veio. Outra boa é que Adilson ganhou a vaga de Magrão (eu ainda acho que Orteman devia ocupar este espaço), mas o Roth poderia ter escolhido o Diogo.

Herrera ficou com a camisa número 20 e Maxi com a 16.

Veja (se ainda não viu) a lista completa:
Goleiros - (1) Victor, (12) Marcelo Grohe e (22)Alessandro
Zagueiros - (3) Léo, (5) Réver, (4) Rafael Marques, (15) Willian Thiego, (14) Heverton
Laterais - (2) Ruy, (6) Fábio Santos, (13) Jadílson
Volantes - (11) Adilson, (24) Julio Cesar, (17) Orteman, (21) Diogo, (18) Makelele
Meias - (8) Souza, (10) Tcheco, (25) Maylson, (19) Douglas Costa
Atacantes - (20) Herrera, (16) Maxi López, (7) Jonas, (23) Reinaldo e (9) Alex Mineiro
___________________

Mas o assunto de hoje é de ordem administrativa.

Criou-se um imbróglio entre direção 2009 e torcida Geral.

A Geral já se chamou Alma Castelhana. Surgiu no finalzinho de 2004 (me corrijam se estiver errado), ano da queda para a segundona, e em 2005 estourou.

Explodiu com o nome de Geral porque perdeu a característica de organizada. Para fazer parte da Geral bastava entrar pelo portão 10, se alocar atrás da goleira e cantar antes, durante e depois, sem parar de pular, agitar as camisas, bandeiras, pendurar trapos, inventar cantos.

Não precisava “ser” da Geral. E o mais importante: o objetivo não era brigar com a torcida adversária, ou com as outras organizadas. Era cantar pelo time. Afinal ele precisava.

A Geral fez história e escola, ao menos no Brasil, já que o modelo foi inspirado nas inchas uruguaias e argentinas. Hoje em dia, até a torcida do Brusque Futebol Clube canta sem parar.

Com o fenômeno da Geral, o Olímpico se acostumou a receber mais de 20 mil pessoas por jogo. O Grêmio sempre esteve nas cabeças das listas de maior média de público no estádio nos últimos Brasileirões. Todo mundo fez música, trapo, coreografia.

Isso tudo era por amor ao Grêmio, como cantávamos (eles no estádio e eu alucinado em frente a TV), certo?

Parece que não. Neste início de temporada, o Olímpico tem sido ameno, moribundo, com público em torno de 10 mil. Poucas faixas, nenhum bumbo, cantos tímidos.

Aí leio as notícias e vejo que Odone gastava quase 400 mil Reais anuais com a Geral. Pagava-lhes ônibus, dava-lhes ingressos e outras cositas más.

Kroeff chegou e cancelou a MP. Agora distribui 15 ingressos por organizada (a Geral voltou a ser organizada. Agora tem gente que vai lá só pra brigar, fumar maconha, matar).

Bueno.

Sou contra o subsídio de organizada. Organizada tem que ser como a Geral nos melhores dias. Cantar, incentivar, pular e cobrar ordenadamente quando necessário.

E sou contra dar 15 ingressos por organizada.

Explico. Se é para dar 15, não dê nada. 15 ingressos é piada, é gozar na cara dos torcedores. E não dar nada é ser ingrato. A torcida faz parte do espetáculo. Está lá na chuva, no sol, no frio e no calor. E, ninguém duvida, empurra o time e bota pressão nos adversários.

É preciso achar um meio termo. Bota um ônibus pra levar a galera nos jogos fora de POA. Dá uns 100 ingressos nos jogos em casa. E deixa a salinha deles lá no Olímpico, onde vendem suas faixas e se organizam para as partidas. Fechou. Acabou. Nem mais, nem menos. Zé-fi-ni!

Um comentário:

Luzinha disse...

cara!? concordo contigo em gênero, número e [de]grau! estou muito insatisfeita com essa direção. não está sabendo conduzir as coisas. se o Odone tratava bem a Geral com fins eleitoreiros ou não, pouco me importa. fato é que a Geral alegrava o Olímpico e trazia as massas ao campo. agora é só tristeza. meia dúzia de gatos pingados. além do verão que esvazia os estádios, ainda tem esta direção inábil! assim é prá derrubar o torcedor. abraços!