quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Ídolos

Só jogaço pela Champions nesta quarta! Liverpool muito bem montado em Madrid, ox1 no desorganizado Real. O Chelsea ressurge contra a Juventus, 1x0 Drogba. Mas a Vecchia Senora jogou bem, e ainda segue com chances de dar o troco em Turim. E o outro jogo que eu vi: uma monumental goleada do Bayern de Munique pra cima do Sporting de Lisboa, 0x5! Luca Toni, Klose, Phillipe Lahm, Van Bommel, Schweinsteiger, Zé Roberto e o sensacional Frank Ribéry. O francês com cara de susto é com certeza um dos melhores do mundo, mas assim como Tévez, Rooney e Hleb sofre de "feíura e antimarketing" agudos. Jurgen Klisman vai mansamente montando um time poderoso e que pode desbancar muitos favoritos na Champions desse ano. Mas em muitos anos não tem o título da Bundesliga garantido...

Mas aí olhando esses jogos nesses estádios perfeitos, arquibancadas lotadas e jogadores de qualidade, eu encontrei antigos ídolos - relativamente recentes - da dupla GRE-NAL! Lucas, Fábio Rochemback, Lúcio, Anderson Polga. Alguns deles jogaram muito pouco tempo por aqui, mas mesmo assim deixaram lembranças nos torcedores. Aí por outro lado vejo ídolos muito mais antigos nos times europeus, com números absurdos, e me pergunto se um dia teremos jogadores tão identificados assim com as cores das equipes gaúchas, como era em tempos dos quais só li sobre ou ouvi histórias contadas pelo meu avô.

Deixo aqui exemplos e números, pra que fique claro que nos últimos anos o Inter conseguiu manter jogadores (os importantes ou nem tanto) numa média muito boa para o futebol brasileiro. Porém ainda abaixo dos números do futebol estrangeiro.

Alessandro Del Piero250 tentos pela Juventus de Turim, além de 18 anos de clube.

Raúl González311 gols em quase 17 anos com a camisa Merengue.

Martín Palermo – Balançou as redes pelo Boca Juniors mais de 180 vezes em 8 anos (entre idas e vindas). É o maior artilheiro da história do clube.

Agora os nossos ídolos mais recentes (favor concordar ou discordar nos comentários):

Fernando Lúcio da Costa, ou FernanDEUS190 jogos e 77 gols em quatro anos de clube. Capitão e símbolo de uma das fases mais vitoriosas do Inter em toda sua história.

Clemer Melo da Silva354 jogos, 1 gol e sete anos de serviços prestados. Um dos goleiros mais vitoriosos a vestir a camisa Colorada.

Pedro Iarley130 jogos, mais de 40 gols, três anos em Porto Alegre. Colaborou muito em 2006 para conquista do título mundial.

Alex Raphael167 jogos, 57 gols em 5 anos de Inter. Mais um jogador que representa um período vitorioso para os torcedores, mesmo que muitos não aprovavam seu futebol nos primeiros anos no clube.

Nilmar125 jogos, 48 gols, idas e vindas e uma relação de amor e ódio com o torcedor. Mas é um talento do mesmo nível de Alexandre Pato.

Um comentário:

Mau Haas disse...

Cara, 18 anos em um time.... isso é história...

Mas concordo contigo qndo tu diz que o Inter, pro padroes brasileiros, conseguiu um grande feito... Manter o Alex por 5 anos, por exemplo...

E, só pra completar.... vamos ter estes caras por mais tempo qndo conseguirmos pagar o que os Europeus-Japoneses-Árabes pagam e mais, qndo mudar a idéia de que o cara só vira jogador profissional se for jogar na Europa.... tem que tirar isso da cabeça da galera!

FAlo.... e foi mal por sob-postar outro texto teu.... mas acho que escrevemos ao mesmo tempo... e eu sou mais lerdo... hahahahah

Té!