domingo, 19 de julho de 2009

O recomeço

Mas poderia ser:

O rebatismo

A retomada

Eu sabia (até porque eu sabia mesmo – olhe o post abaixo)

Ou inda:

A história se repete

No recomeço do século particular dos GRE-NAIS a história se repetiu.

Há 100 anos e um dia o Grêmio batizava o co-irmão com um esculhambador 10 a 0.

Obviamente não seria (e não será) possível alguém repetir tal margem de golos, mas desde que o Inter ganhou o primeiro, lá em 1915, meio a zero virou goleada no maior clássico brasileiro.

Hoje, como em 77, o Grêmio retomou a dianteira, botou mais peso no seu lado da gangorra, deu uma ajeitada na baia e ainda por cima ajudou a aumentar a crise no Beira-Rio.

Perfeito para os gremistas, horrível para os colorados. E, se o Grêmio perdeu os três primeiros GRE-NAIS de 2009, ganhou o quarto e mais importante.

Este, assim como o GRE-NAL Farroupilha, de 1935, e o do "Uh Fabiano", em 97, foi um campeonato a parte e estará para sempre na história. Não será somente um GRE-NAL importante, como todos são, será para sempre um GRE-NAL histórico, lembrado por gerações e mais gerações.

Para mim, por exemplo, até hoje não tinha passado por um GRE-NAL tão importante.

Talvez, na minha fraca memória, o mais comemorado até hoje tenha sido o 1 a 1, no Beira-Rio, campeão gaúcho de 2006. Pedro Júnior! Que tarde aquela.

Porém, mi amigo, nem precisaria lembrar que há sete clássicos eu não comemorava.

E se perdesse este, de 100 anos, seria mortal.

No duelo, o Grêmio foi superior, principalmente no segundo tempo. Todos viram.

O tal Mário “El Fujitivo” Fernandes mostrou bom futebol improvisado pela direita. O Joilson, que eu queria como titular, deve estar muito mal, porque os zagueiros improvisados estão a sua frente na briga pela posição.

Souza, depois de entregar a bola pra Nilmar fazer o primeiro gol do clássico, redimiu-se e foi um dos grandes nomes da tarde, fazendo o primeiro do Grêmio, cobrando o escanteio para o segundo e contribuindo em quase todas as jogadas do ataque tricolor.

Victor salvou a pátria numa chifrada de Sorondo, ainda no primeiro tempo e foi seguro nas saídas.

Réver foi “El patrón” da zaga e ainda por cima tirou Nilmar pra bailar em um e outro lance.

Túlio e Adilson pelearam na meia como sempre.

Tcheco foi médio, mas importante na organização.

Herrera foi médio, mas meteu uma bola na trave.

Fabio Santos confirmou sua melhora.

E Maxi foi o que queremos que seja, El matador.

Pelo Inter, apesar de esperar pelo comentário do Felipe, acho que Andrezinho sumiu (mas deu o passe pro gol), D’Alessandro foi um dos melhores e Nilmar, naquela que chegou, guardou, mostrando outra vez que é baita jogador e deve ser vendido pra algum time europeu ainda esta semana (ou alguém duvida que esta manchete surgirá?).

Lauro não teve culpa em nenhum gol e, talvez, o esquema de Tite sem o trio Sandro, Magrão e Guina, não funcione. E ele ainda não sabe armar o time quando um destes não joga.

Se não ganhar do SP na quarta, acho que vaza.

Bom, chega de falar do Inter, até porque hoje é dia de Grêmio.

É Dia Nacional do Futebol. É o dia dos 100 anos de GRE-NAL.

Veja os melhores momentos


Em tempo, dois adendos às 22h52:

1. Vocês, caprichem mais na proxima enquete!
2. Eu acho que este jogo merecia um DVD.

8 comentários:

Fabio - Arena Vermelha disse...

Boa...

Eu tbm acho merecedor de dvd...

"O principal feito Tricolor em 2009 - Após tres derrotas, a redenção"

abs

Rapha. disse...

Contrariando as projeções, o Grêmio ganhou!

Eu vi o jogo...o Inter jogou mais no primeiro tempo e poderia ter definido a partida, não fosse o Victor e o Andrezinho ser tão imprevisível de ruim.

Aí no segundo tempo, o Grêmio mereceu, sim. E pra quem insiste em comparar Tcheco com Souza (preferem o primeiro), MAIS UMA prova de que o nordestino é muito mais jogador, e decisivo. Enquanto isso, o Tcheco foi o que Mau? "Médio, mas importante na organização". Para um camisa 10, e de um time grande como o Grêmio, insisto em dizer que ele é muito pouco. Mas como tem o Souza, com a sua honrosa camisa 8, dá pra balancear.

Pior é ter Ruy com a 10. E pior ainda é ver que ele está jogando bem e metendo gol todo jogo.

Enfim, foi um Gre-Nal muy emocionante. Mas como eu falei pra ti Mau, aquela vez do Cruzeiro, que só concordava que teu time poderia ter vencido SE tivesse um outro time, com um ataque mais regular, agora sejamos justos ao dizer que o Inter só poderia ter vencido ontem, SE tivesse um ataque mais regular também. Já o Grêmio foi mais regular, e por isso venceu.

Pô, essa parada de porcentagem de ingressos é ruim para o time visitante. Deram um pequeníssimo espaço para a torcida do Inter. Mas para o time da casa é ótimo, e como tem turno e returno acaba equivalendo.

Abraço!

Gonçalves disse...

Como torcedor posso até aceitar que o Grêmio tenha merecido a vitória, mas o conformismo da direção e/ou Tite alegando inclusive o fato dos gols do rival terem sido feitos de bola parada em nada justificam e é inaceitável.

Ao que parece estão desorientados em algum momento no saber por que ganha ou porque perde.

Quarta feira mais um jogo nervoso diante do São Paulo ...isso é fato!!!

Mau Haas disse...

Gonça, lembra as lamúrias gremistas depois das derrotas nos três primeiros grenais de 2009?
Direção com discurso incoerente, técnico louco etc...
é a velha gangorra... agora a reclamação é do outro lado, exatamente igual...

Abraço..

Felipe Conti disse...

Pronuncio-me de tarde...

E Mau, próxima enquete é tua, coloca lá!

Abraço!

Mau Haas disse...

Mas ta tão bonita essa... pra que mexer?!! hahahah

André Colombo disse...

Mau Haas diz:
"Perfeito para os gremistas, horrível para os colorados. E, se o Grêmio perdeu os três primeiros GRE-NAIS de 2009, ganhou o quarto e mais importante".

Mau o que este Grenal teve de tão importante? Deve ser o nome dado pela imprensa "Grenal do Centenário" que gremista quer porque quer chamar de Grenal do Século, para tentar esquecer os também 2x1 para Inter valendo lugar na Libertadores, mas ai pergunto novamente, o que este Grenal teve de tão importante que os outros 3 anteriores valendo "vaga" em campeonato não tiveram?

Resposta Obvia: A arrogância Gremista, sempre presente !!!

Mais parabéns Mau e Cia Gremista, tem mais que festejar mesmo, ganhar grenal é sempre bom, ainda mais depois de 3 anos sem saber o que é isso e comemorar um Gaúchão com 2 empates !!!

Tem mais que fazer DVD mesmo, pois a História do Grêmio se resume a isso ... Aflitos, Sonho Por Tris, 3 anos sem ganhar Grenal.

Do mais risada ainda quando vejo comentários dos 10x0, os cara querem falar de 100 anos atrás e pior de um Clube formado contra um clube amador como era o do Inter de 1909, porque não comenta os últimos 100 anos Mau?

O Felipe ja comento logo acima ^^

T+ E corra para as livrarias comprar teu DVD do Século ...

André Colombo disse...

André Diz:

"Mais parabéns Mau e Cia Gremista, tem mais que festejar mesmo, ganhar grenal é sempre bom, ainda mais depois de 3 anos sem saber o que é isso e comemorar um Gaúchão com 2 empates !!!"

Para não me colocar como Arrogante também, gostaria de lembrar que ja passamos por isso também, acho que nunca por tanto, 7 jogos, mais de 3 anos, mas também ficamos um tempo longo D+ sem vencer o Grêmio, por isso este comentário que eu fiz é sério e não to tirando onda ^^