sábado, 25 de julho de 2009

Hora de crescer

Os "bonitinhos" da vez

O dia começou com Felipe Massa tomando uma feia no olho esquerdo e o Galvão querendo relembrar a morte do Senna pra dramatizar a cena.

E terminou com uma vitória tricolor e uma derrota colorada.

Depois de mais uma virada dentro do Olímpico, chegou a hora do Grêmio crescer e tornar-se um time que vence também fora de seus domínios.

O São Paulo, na próxima rodada (quinta-feira, 30, às 21 horas), com todo respeito, é o adversário ideal para tal. O Imortal cresce contra times grandes (geralmente os grandes jogam melhor entre si) e o Morumbi, históricamente, é um lugar de vitórias para o Grêmio.

É isso que tem que acontecer.

O Grêmio vem numa crescente. Mesmo que tenha jogado um “futebol de escritório” (gostei dessa, tchê) contra o Avaí, esteve bem postado, bem armado.

E contra o Santo André, apesar de ter mostrado algumas deficiências já conhecidas (perder gols feitos, por exemplo), teve gas pra virar e fazer 3 a 1, se dando o luxo de vacilar no último minuto e tomar o segundo.

Mas Marcelinho, por exemplo, foi anulado. O Grêmio também cuidou e não fez faltas próximo da área.

Mário Fujão e Adilson, outra vez, jogaram muito. Souza esteve inspirado (fez um gol de vinheta do Sportv), Herrera e Jonas estiveram perto de marcar e Rafa Marques, índio velho, tá pedindo passagem - "dormiu" no primeiro gol do Santo André, mas fez dois de cabeça pra compensar.

Ótimo! É o que eu dizia quando o Tricolor jogava com três zagueiros. E se machucasse um, quem entraria?

Agora sempre tem um (e de qualidade) sobrando.

Já o Inter, observei de ouvido e de canto de olho. Se eu repetir que a crise tá braba vai parecer corneta, mas juro, não é.

O time chegou a empatar (graças as alterações de Tite), mas tomou o terceiro. Que ziquizira!
______________________________
Veja os números do Grêmio no BR09

14 jogos

6 vitórias: Grêmio 2 x 0 Botafogo; Grêmio 3 x 0 Náutico; Grêmio 4 x 1 Atlético-PR; Grêmio 3 x 0 Corinthians; Grêmio 2 x 1 Inter; Grêmio 3 x 2 Santo André

3 empates: Grêmio 1 x 1 Santos; Fluminense 0 x 0 Grêmio; Grêmio 2 x 2 Goiás

5 derrotas: Atlético-MG 2 x 1 Grêmio; Vitória 1 x 0 Grêmio; Sport 3 x 1 Grêmio; Coritiba 2 x 1 Grêmio; Avaí 1 x 0 Grêmio

Gol (23 pró / 14 contra):
Maxi > 5
Jonas > 4
Souza > 4
Herrera > 3
Rafael Marques > 3
Réver, Tcheco, Fábio Santos, Alex Mineiro (já não joga mais no Grêmio) > 1
__________________________

**Adendos**

Jadilson: o banco é o seu lugar. Falam mal do Fábio Santos, mas o Jadilson não toca a bola, continua parecendo um guri com a redonda nos pés e sem ela não marca. Fábio Santos, na pior da hipóteses, ocupa o espaço melhor. Mas a situação ali, pela lateral-esquerda, não é boa.

Joilson: com Mário Fernandes crescendo cada vez mais na lateral-direita, Joilson tende a ser escalado no meio. Hoje entrou no lugar de Tcheco. E entrou razoavelmente bem. Tcheco também não fez uma partida espetacular, então, Joilson basicamente deu fôlego novo ao meio.

2 comentários:

Felipe Conti disse...

Joilson no meio??? Bah, acho que não heinhô! Contra o Santo André e o seu meio de campo paleolítico até vai, contra um time SÉRIO, acho que não.

Mau Haas disse...

pois é.