segunda-feira, 13 de julho de 2009

Cuca e a extinção dos laterais

Nilton Santos, Carlos Alberto Torres, Júnior, Leandro, Branco, Cafu, Roberto Carlos... Esqueça. Nunca mais teremos laterais desse nível, jogadores que tanto defendiam quanto atacavam com eficiência.

Existe um esquema tático que pode corrigir este equívoco do futebol moderno: a utilização de jogadores com características defensivas para auxiliar o ataque. Se for para ajudar o ataque pelos lados do campo, que sejam MEIAS, ou ATACANTES mesmo. Porque deslocar laterais ou volantes para tabelar pelo lado da cancha, e fazer um esforço hercúleo pra levantar a bola pro centroavante? E o pior, deixar ESPAÇOS tanto no meio campo quanto no lado da zaga?

Aqui vou utilizar o exemplo de um treinador que é debochado por muitos, e por muitos motivos reais. Chorão, medroso, derrotado, pé frio... Mas com uma das idéias de futebol mais diferentes utilizadas no Brasil. Daria pra usar de exemplo alguns times do Barcelona e da Seleção da Holanda que já atuaram nesse sistema, embora o 4-3-3 seja utilizado com mais freqüência pelos “faceirinhos” da Europa. Mas fiquemos aqui na nossa República de Sarney.

"Ninguém entende..."


Cuca jogou com o Botafogo, com o Goiás e alguns meses no São Paulo com algo muito parecido com o 3-4-3 clássico. Claro que para ser aceito, na maioria das vezes ele disfarça como se fosse um 3-5-2, mas especialmente no Botafogo de 2007, se a memória ajudar, ele realmente fez o time jogar desta maneira.

Antes que alguém fale sobre o atual trabalho do Cuca no Flamengo, pensem em como atuam Juan e Léo Moura. Eles não são laterais que viraram alas. Eles são ALAS que jogam de MEIAS ou como verdadeiros PONTAS. É disso que precisamos: abandonar a velha idéia de laterais que defendem e “atacam” (ou atacavam, sem as aspas desta vez), por jogadores que realmente saibam fazer triangulações, tabelas e cruzamentos pelos lados do campo. Como montar um bom 3-4-3?

- Um zagueiro técnico como líbero, um “quebrador” de bolas e bom pelo alto e outro que consiga iniciar jogadas pelos lados do campo;

- No meio de campo há várias maneiras de armar o time. Uma delas inclusive é a formação em losango, ou em diamante, utilizada pelo nosso camarada Adenor. Também dá para jogar com dois volantes, um ala de origem e um meia-armador (ou meia-atacante), três volantes e um armador... Infinitas possibilidades, dependendo das características dos jogadores;

- Ataque formado por um centroavante “9”, e dois jogadores abertos pelos flancos. Aqui se pode jogar com dois atacantes velozes e com a perna preferencial “invertida” (exemplo de Messi e Henry, que jogam cortando para a parte interna da área e pegando o marcador pelo lado “cego”). Ou ainda com um atacante de origem por um lado e um meia veloz pelo outro, um centralizando as ações ofensivas e do outro lado a bola rola até a linha de fundo para ser “truviscada no fedor”.

Vou colocar minha teoria caótica na prancheta, usando três exemplos que todos conhecem e utilizando os jogadores disponíveis nos “elencos” dos respectivos times. Quem quiser discordar, aplaudir ou rir da minha cara, comentários à vontade!

Seleção Brasileira 3-4-3:

Júlio César (Inter); Lúcio (Bayern), Juan (Roma) e Alex (Chelsea); Felipe Melo (Fiorentina), Elano (Manchester City), Diego (Werder Bremen) e Kaká (Real Madrid); Robinho (Manchester City), Nilmar (Inter) e Luís Fabiano (Sevilla).

Lúcio pela direita, Juan pelo miolo de zaga e Alex pela canhota. No meio Felipe Melo e Elano encarregados da marcação, ajudados pela marcação pressionada na saída de bola dos laterais adversários, feitas por Nilmar pela direita e Robinho pela esquerda. Diego tabelando com Robinho pela canhota e Kaká e Nilmar pela direita, com Luís Fabiano pelo comando de ataque.

Grêmio no 3-4-3:

Victor; Léo, Réver e Rafael Marques; Adílson, Túlio, Tcheco e Souza; Douglas Costa, Jonas e Máxi Lopez.

Zaga em linha, com mais liberdade para Réver pelo meio. Linha de três volantes pelo meio, com Tcheco e Túlio encostando em Souza pelos lados, para auxiliar na armação das jogadas. Douglas Costa criando jogadas da ponta esquerda para o meio, Máxi enfiado e Jonas bem aberto na direita.

Inter no 3-4-3:

Lauro; Bolívar, Índio e Sorondo; Magrão, Guiñazú, Kleber e D’alessandro; Taison, Alecsandro e Nilmar.

Índio na sobra, Bolívar pela direita e Sorondo pelo lado esquerdo da zaga. Magrão e Guina como volantes, um de cada lado. Kléber armando o time pela esquerda como um meia e D’ale armando pelo centro e tabelando com o atacante do lado direito. Taison na canhota do ataque e fazendo marcação pressionada, Alecsandro como pivô e Nilmar pelo lado direito do ataque.

Pelas características dos jogadores, o time mais difícil de ser montado neste esquema foi o Inter (principalmente pele número muito grande de canhotos numa mesma região do campo). Mas mesmo assim fica um time muito agressivo e que, pressionando os zagueiros do time adversário, poderia fazer muitos gols por jogo.

"Sacaram qual é o lance, seus canalhas?"

14 comentários:

Fábio R. disse...

Confesso que gostaria MUITO de ver o Inter jogando assim, mas o FC não deixaria. É muito faceiro, por mais que se mostre equilibrado. E com a suspensão de 60 dias do D'Ale, Andrezinho pela direita faria bem o papel, até por ser destro.

Aí vêm a pergunta: será que o problema é REALMENTE o Tite para o Inter?

Forte abraço Colorado!

Fabio - Arena Vermelha disse...

De repente, daria certo...

o bolivar sairia da lateral para o bem na nação, e o alecsandro ficaria mais servido, fincado la na frente, soh fazendo o pivot..

abs

André colombo disse...

So daria certo se este triu volta-se a jogar futebol, Bolívar, Índio e Sorondo !!!
Mas sem estas melongas de comentarista de futebol, era isso que eu falava pra ti que queria ver o Inter ... Salvo o sonho de ter o Tinga de volta ao Inter ...

Felipe Conti disse...

Mesmo que o esquema seja meio suicida, todo mundo concorda que o Inter precisa de VARIAÇÃO TÁTICA, principalmente em jogos "grandes", onde todo mundo sabe como os outros times grandes jogam.

Esqueci de dizer que jogo nesse esquema no W11 do Play 2! Meu time é a Roma, escalada da seguinte maneira:

Doni; Méxes, Juan e Riise; De Rossi, Perrota, Cicinho e Totti; Júlio Baptista, Montella e Vucinic.

Imbatível!

Anônimo disse...

prefiro meu 4-3-3 .... hahaha

voltarei!!!!

JefConti disse...

Sobre esse assunto de laterais já vi otimos times com falsos laterais: Leandro (do Flamengo) era zagueiro virou lateral na seleçao do tele em 82 e um exemplo, mas recentemente o Inter foi campeão da Libertadores com o Jorge Wagner como um lateral, mas quem sempre saia jogando pela esquerda era o Fabiano Eller zagueiro pela esquerda.......
Acho o esquema do Cuca bom em certos jogos, mas depois vira um time fácil de marcar...assim como acho que o Inter está hoje.....

Rapha. disse...

Porra Felipe, parabéns pelo texto. Ficou show, já pode se formar em jornalismo tranquilo.

Quanto ao esquema, acho irado, mas tem que ter as qualidades nos jogadores. Não é qualquer time que funciona nesse esquema. No Barça dá certo porque é um super time. No Marinheiro Teimoso não daria certo, nem se fosse um 5-6-5 HAHAHAHAHAHA

Saudações tricolores, amanhã é o jogo. Chance de ganharem uma, fregueses desde que a gente se conhece!!!!!!!! Só ganharam duas, aquele 3x2 no Maraca e um 2x0 no Beira-Rio, com um gol mentira do Iarley. De resto, Lopes Cocaína mandou abraços, assim como Carlos Alberto, Roni, Magno Alves, e até o Fábio Bala!!! Teve um 3x0 que até o Tiuí fez um gol, além do Thiago Neves ter guardado um de falta, só lembro do Fernandão na barreira olhando. Lembro-me também de um 4x1 no Beira Rio esses tempos que foi histórico...Thiago Neves novamente guardou, dessa vez dois...Thiago Silva meteu um, mas o melhor foi o de letra do Alex Dias!!! AHUEHUEAHU

Só pra te deixar nervosinho, Tchê. Mas amanhã pra gente, o que vier é lucro...se perder vai ser normal, tendo um timeco desses.

Abraço!

André Colombo disse...

Nossa eu tava com medo, tava apostando 2x0 Flu e 3x1 Grêmio nos dois jogos do Inter, Mas ver o Rapha comentando e Acreditando na vitória do Flu me deu mais esperança, a final ele erra todos palpites de jogos do Flu ^^

E contra nosso filho que a mais de 2 anos não sabe o que é ganhar Grenal, acho que chegou a hora de vocês, aproveitem !!!

Rapha. disse...

EAHUEAHUEAHUEAH
O André, daonde tu viu que eu to acreditando na vitória? Olha o que eu escrevi...

"Mas amanhã pra gente, o que vier é lucro...se perder vai ser normal"

Já imaginava que fosse perder, e dessa vez nem palpite eu dei...não vou mais fazer isso, a diretoria já cagou o ano do time demitindo o Parreira. Por um lado foi bom ter perdido de novo ontem, para verem que o problema NÃO era o Parreira.

Qualquer brincadeira que eu faço aqui é pro Felipe ler e rir, e não pra atingir ninguém!! Assim como ele tira sarro quando o Inter ganha, eu tiro quando o Flu ganha.

Manda a zaga de vocês embora toda, porque tomar gol do Ruy Cabeça e do CONCA de cabeça é fogo!!
Ah, a zaga do meu time é horrível também, já sei disso hahaha

Abraços!

André Colombo disse...

Rapha não achei provocação, tanto que fiz o comentário tirando sarro de ti.

Tudo na boa !!!

E sobre o resultado, queria agradecer o Flu, eu não vi o jogo, mas seguindo o comentário do Felipe, foi feia a coisa ...

Rapha. disse...

Belezura, tá certo então.

Sobre o jogo...
Na real, os dois times se esforçaram para perder, mas prevaleceu a malandragem carioca AHAHAHAH

Mas tá cabrero o negócio. Boa sorte no Grenal. Mas eu ainda acho que o Muricy vai acabar no Beira-Rio.

Inté mais.

Rapha. disse...

Belezura, tá certo então.

Sobre o jogo...
Na real, os dois times se esforçaram para perder, mas prevaleceu a malandragem carioca AHAHAHAH

Mas tá cabrero o negócio. Boa sorte no Grenal. Mas eu ainda acho que o Muricy vai acabar no Beira-Rio.

Inté mais.

Rapha. disse...

Belezura, tá certo então.

Sobre o jogo...
Na real, os dois times se esforçaram para perder, mas prevaleceu a malandragem carioca AHAHAHAH

Mas tá cabrero o negócio. Boa sorte no Grenal. Mas eu ainda acho que o Muricy vai acabar no Beira-Rio.

Inté mais.

Rapha. disse...

Belezura, tá certo então.

Sobre o jogo...
Na real, os dois times se esforçaram para perder, mas prevaleceu a malandragem carioca AHAHAHAH

Mas tá cabrero o negócio. Boa sorte no Grenal. Mas eu ainda acho que o Muricy vai acabar no Beira-Rio.

Inté mais.