sexta-feira, 17 de julho de 2009

Esquemão


Já que Felipe botou las manguitas de fora e propôs seu esquema tático, vou eu e resgato um textículo publicado em blog antigo, mas ainda vivo (pelejador.blogspot.com), para mostrar como yo escalaria mis equipos – continuo sob influenza, perdón.

Texto escrito em 30 de março de 2008 – reparem que a inteligentíssima e necessária reforma ortográfica ainda não existia – ó, que pena.

------------------
“Descobri” o esquema tático da atualidade e por isso preciso escrever urgente sobre.

É que já tem técnico usando meu esquema. Vê se pode. Depois vão dizer que a idéia foi deles.

Outro dia comentei com alguns amigos e eles disseram que não daria certo, mas vou tentar explicar mais uma vez.

É o 4-3-3. Só que não o 4-3-3 de antigamente, aquele da Holanda, puro ofensivismo. É um 4-3-3 mais gaudério, pegador e matador.

Antes de esmiuçá-lo, vamos aos fatos.

Hoje, neste futebol dito moderno, todo jogador da meia-cancha marca e sai pro jogo. Então, ninguém mais é apenas volantão, só marcador. Apesar de que, neste esquema, um homem fará basicamente só isso, só que terá muita qualidade com a bola sob domínio.

Estes meias (Lucas, Ânderson, Josué, Hernanes, Guiñazu, Diego Souza, Ibson, Túlio, Gerrard, Gattuso, Pirlo – só pra citar os mais famosos) marcam e jogam muito bem. Todos roubam bolas e vão ao ataque com naturalidade.

Então, o esquema:

Jogam dois zagueiros e dois laterais (Laterais, laterais mesmo. Não me venha com Ilsinho, Cicinho, Dani Alves, que isso é o faceirinho do Ala). Estes são os quatro primeiros. Depois vêm os três meias. Meias tipo os que citei acima. Aí, tu escolhes o que melhor marca destes, pode ser o Gattuso, dá a camisa 5 pra ele e diz: Tu vais subir menos que os outros dois.

Pro da direita tu entregas a 8 e pro da esquerda a 7. Eles vão proteger e armar o 10, o 11 e o 9, que farão a linha de frente. Dois bem abertos, e o 9 mais enfiado. Quando os laterais subirem, o 5 volta um pouco e o time joga no 3-5-2. Quando o negócio já estiver ganho, um dos outros meias, o 7 ou o 8, podem ficar mais, e o 10 pode voltar pra compor, formando o 4-4-2.

Pela proteção com sete homens, pelo ofensivismo com a bola nos pés, pela característica dos jogadores e pela versatilidade, este esquema, de fato, é o melhor da atualidade. Falta só os técnicos se atinarem. Alguns estão no caminho, mesmo que não saibam.
Preste atenção. Eles vão dizer que é 3-5-2 ou 4-4-2, mas no fundo, ainda não se ligaram do 4-3-3 atual.

Agora escalo “minha” Seleção Brasileira como exemplo:

Júlio César (Inter de Milan) no golo. Lúcio (Bayern), Juan (Roma), Maycon (Inter de Milan) e André Santos (Curíntia) ou Kléber (Inter de POA) (apesar de achar que não existe lateral-esquerdo mais); Ânderson (ManU), Lucas (Liverpool), Ramires (Benfica); Kaka (Real Madrid), Luís Fabigol (Sevilla), Nilmar (ainda no Inter de POA)

*Não preciso explicar como jogar, já expliquei lãincima.

Inter no 4-3-3 mau.

Lauro; Bolívar (ainda improvisado – não tem outro), Índio, Sorondo e Kléber; Sandro, Magrão e Guiñazú; D’alessandro, Alecsandro (até porque o Nilmar já ta vendido – não me contive, perdón) e Taison.

Grêmio no 4-3-3 mau.

Victor; Joilson, Léo, Réver e Fábio Santos; Túlio, Adílson e Tcheco; Souza, Maxi e Herrera – na real é o mesmo time, só que montado diferente.

3 comentários:

Cuca disse...

MUITO MAIS o meu 3-4-3!

Felipe Conti disse...

Bom Mau, tu sabe que não acho essa a formação ideal, apesar de utilizar ela nos jogos de futebol no videogame desde o FIFA SOCCER 94 do Mega Drive (quando jogava com a Argentina, principalmente), passando pelo Winning Eleven 3, 4 e abandonei de vez no Pro Evolution 8...

Mas é como qualquer outro esquema: funciona para certos grupos de jogadores, muito específico...

E se fosse pra concordar com um 4-3-3, com certeza seriam os da Holanda ou do Barça, dos quais tu não gosta pelo ofensivismo!

Maneiras diferentes de ver o jogo de bola!

Abraço!

Anônimo disse...

esquema classico de winning eleven hehehehe tmbm uso esse sempre mais como foi dito as vezes nao da certo