terça-feira, 21 de julho de 2009

Gangorra Centenária

Saudades do amigo do Mau!

Eu sei que vai parecer desculpa e que eu fugi da peleia, mas estava lá na capital paranaense neste final de semana, portanto longe do blog e de uma televisão com pague-para-ver interessada em transmitir algo que não fosse o ATLETIBA (0x0, pauleira nas arquibancadas, cambistas, reclamações da arbitragem... mais do mesmo). Enquanto via o Gordo brincar de jogar bola no Mineirão, espremia as polegadas do aparelho televisor esperando a tresloucada “bolinha”. São Paulo e Santos fazem gols e eu não dou a mínima... Até que surge o gol de Nilmar! 8 clássicos invicto? É muita coisa! E era mesmo...

Num duelo centenário e equilibrado em tudo (apesar da fria matemática dar certas vantagens, em certos aspectos, ora aos azuis, ora aos vermelhos), o cabalístico 7 parece ser demasiado no que tange JOGOS SEM PRECISAR OUVIR FLAUTA. Pela escalação do Inter dá pra ver que Tite está atado à uma convicção sem fundamento. E tenta morrer com ela, apesar de “estar prestigiado”. Não que ganhe jogo toda hora, todo jogo decisivo, mas um FATO NOVO de vez em quando ajuda. Ainda mais contra adversários que conhecem até a maneira como tu respira dentro de campo.

E que o Grêmio continua apostando em jogadas ensaiadas na bola parada. Para clássicos e jogos entre times emparelhados, não há nada melhor que ter nas mãos uma arma tão calculada. Para jogos em que necessita algo NOVO, pode ser uma tática perigosa. E é cristalina a evolução desse grupo gremista com Paulo Autuori no comando. Grande treinador, meio azarado em semifinais (Inter e Juventude em 1998, Grêmio e Cruzeiro em 2009), mas um cara que conhece do riscado.

"Somos o exército / o exército de um homem só..."


Agora duas polêmicas (uma agora e a outra lá no fim da postagem), mas garanto que torcedores equilibrados (beirando a zero...) e com o mínimo de memória "HÃO" de convir comigo. Vamos aos fatos:

O Inter viveu nos anos 90 (basicamente) de:

Conquista da Copa do Brasil em 92;
Dois Gauchões significativos (94 e 97);
GRENAL dos 5 a 2.


Enquanto isso o Grêmio empilhava títulos e vitórias em clássicos. A gangorra pendia pro lado azul, mas mesmo assim o lado vermelho conseguia respirar de vez em quando.

O Grêmio na primeira década deste novo século vive (basicamente) de:

Conquista da Copa do Brasil de 2001;
Dois Gauchões significativos (2006 e 2007);
Vitória no GRENAL do Centenário.


Enquanto isso o Inter conquistou o Mundo e a América, além de pelo menos duas grandes sequências invictas em GRENAIS (esta de 7 jogos e uma de quase 3 anos com Muricy Ramalho). Mas mesmo assim o lado azul obtém algum destaque.

E assim como a década de 70 foi vermelha, a de 80 foi azul... Esta “alternância de poder” é muito importante para os rivais, pois é o combustível que empurra os dois clubes para conquistas gigantes.

Parabéns aos gremistas pela vitória, e aguardem a vingança no returno!

Ps.: Nestes 100 anos, houve 377 GRENAIS. 141 vitórias VERMELHAS e 119 AZUIS, com 118 empates. O Inter fez 539 gols e o Grêmio 501 (o gol 500 foi o de Souza, batendo falta e empatando o jogo deste domingo).

Ps2.: Eu e o gremista/comentarista Dudu montamos um “selecionado” da dupla. Na nossa modesta opinião, esse time seria muito difícil de ser batido. Quem tiver uma escalação diferente, favor comentar e prosseguir na discussão.


Victor, Bolívar, Sorondo e Réver; Adílson, Sandro, Guina, Souza e D'ale; Nilmar e Máxi.

6 comentários:

Mau Haas disse...

seleçãozassa e textasso!!!

Fabio - Arena Vermelha disse...

Baita Texto, Felipe...

"E assim como a década de 70 foi vermelha, a de 80 foi azul... Esta “alternância de poder” é muito importante para os rivais, pois é o combustível que empurra os dois clubes para conquistas gigantes."

perfeito...

qto a escalaçao, o D'Ale ta de titular no carterasso... haahhaha

abs

André Colombo disse...

Retrospectiva "2 meses atrás"

Dois amigos conversam em um bar:

* E daí Pedro, como tá o namoro ???
- Tudo certo !!!
* Mas eu tô sabendo que tu é COLORADO né ???
- Sou sim, CLARO !!!
* E fiquei sabendo que tua namorada é GREMISTA !!!
- Aham, é sim!
* Mas fica tudo numa boa assim ???
- Tudo tranquilo !!!
* Mas quando o INTER ganha um GRE-NAL, o que tu faz ???
- Eu tiro uma onda com ela !!!
* E quando o GRÊMIO ganha um GRE-NAL, o que acontece ???
- Bah, não sei! A gente só namora há 3 ANOS!!!

PEDRO LIGA para o amigo dia 21/07/09:

* Ai João, tudo certo?
- Tranquilo Pedro e com você?
* Pois é João to te ligando para responder o que me perguntaste a 2 meses, sobre a reação da minha namorada gremista ao ganhar um Grenal
- Po e qual foi?
* Primeiro ela foi pro orkut provocar todas as amigas Coloradas dela, depois foi pro MSN coloco um Texto falando do 1º Grenal 10x0 e Fica Online e Offline a todo tempo para ficar aparecendo a caixinha no canto da tela, depois correu para o Roupeiro e peco os desodorantes dela e coloco na churrasqueira e taco fogo para explodir e parecer Foguete, "a final ela não esperava a vitória e estava desprevenida", depois ela foi pro Forum Grenalzito e viu o comentário do Gremista Mau Haas querendo um DVD para martirizar o jogo, foi ai que ela crio comunidade no orkut e abriu perfil do Twitter, EU_QUERO_dvd_DOCENTENÁRIO ...
- Isso tudo no Domingo Pedro?
* Que nada João, ela saiu de casa Domingo e graças a Deus não volto mais, fiquei sabendo que ela ta desfilando por Shoppins e Supermercados fardada de Gremista, pelo que pude ver ate a Camiseta do Kiko "Programa de TV Chavez" do Brasileiro 2009 ela compro ...
- Po cara nem sei o que te falar numa hora destas
* Fala nada rapa, quem gosta de falar é Gremista ^^ Tem o telefone da Marcinha ai? .........

fuii

Mau Haas disse...

hahahahahza. ... André, tu é bem mais engraçado qndo perde!!!!! muito boa a piada!!!!!
e obrigado por citar o grenalzito.... espalha na net!!!!!!!!

Felipe Conti disse...

Grenalzito rumo ao incosciente coletivo gaudério!

E vitória em GRENAL, quando os títulos são raros, devem ser muito comemoradas mesmo! Sem ironias.

Abraços!

Felipe Conti disse...

OFF TOPIC:

Mau, ingressos esgotados pro jogo de vocês na Ressacada!!! Pô, achei que ia ter matéria especial pro blog...

Outra notícia: Alex Mineiro vai mesmo embora pro Atlético-PR... agora a gremistada vai poder dizer realmente o que acha dele!!! ehehhehe...

Abraço!