sexta-feira, 13 de março de 2009

Lesionados

Quebrar um osso é um aprendizado. Não só fratura de osso, qualquer lesão que te impeça um movimento que a gente nem nota que faz durante o dia. Como geralmente isso já acontece nos primeiros anos de vida (criança que não se quebra é raro), logo cedo tu tens a idéia de que é frágil. Frágil demais. A estrutura que existe dentro de ti pode quebrar, e tu sente a impossibilidade de fazer aquilo voltar ao normal. Dói aprender, mas tu volta mais forte e experiente.
Ano passado fraturei o dedão da mão direita no aquecimento antes de um jogo com o time da firma. Na hora tava quente e continuei jogando. No final do jogo a luva não saia da mão de tão inchado que tava o dedo! Era uma carne roxa com a unha e a ponta do dedo igual a um rabanete! Dezenas de dias engessado e com movimentos limitados, depois fisioterapia pra voltar o movimento... Todo processo de tantas fraturas que tive. Mas todas ensinaram alguma coisa. Nunca tanto quanto a primeira – a noção de fragilidade – mas todas importantes.

O brasileiro / croata Eduardo da Silva teve a perna esfacelada ano passado. A cena chocou o mundo do esporte e muitos atestaram o fim da carreira do atleta. Não era questão de “azarar” o bom atacante do Arsenal e da seleção da Croácia. A cena não dava margens à outra constatação.
Pois ele voltou e no vídeo faz um golaço com a 9 do Arsenal, como já havia feito tantas outras vezes antes da contusão. O jogo é no Emirates Stadium pela FA Cup e esse foi o segundo gol de Eduardo após sua volta aos gramados. O primeiro foi de pênalti.

Sobre Ronaldo Nazário nem preciso falar.

E tem um jogador no Inter que possui um potencial imenso, mas que vem sendo atormentado por contusões seguidas. Sorondo é um zagueiro clássico, raçudo como todo jogador uruguaio, alto e perfeito no jogo aéreo. Além de ser um cara inteligente e sério, como os maiores zagueiros na história do futebol. Tinha tudo para ser um novo Gamarra no coração da torcida Colorada, mas as lesões ainda não permitiram. As notícias mais recentes são de que Sorondo pode voltar a jogar aos poucos, e provavelmente começará a ser utilizado em abril. Toda sorte do mundo na volta aos gramados do zagueiro da Celeste Olímpica e do Colorado!

Assim como há exemplos bem sucedidos que citei antes, há Pedrinho do Vasco, Marcos do Palmeiras (principalmente depois de 2002), o zagueiro Pinga do Inter... O futebol e o corpo humano são caixinhas de surpresas.

Um comentário:

Mau Haas disse...

Bicho, na história recente do Grêmio foi o Teco, zagueiro da Libertadores 2007... comé que pode?
O cara se lesionou uma vez e não voltou mais do DM... se nao me engano, está lesionado de novo, agora no Cruzeiro...