sexta-feira, 6 de março de 2009

Única salvação

Só uma coisa salvaria a pele de Roth em relaçao à torcida tricolor: Ganhar a Libertadores.

Com esta conquista, qualquer torcedor aplaudiria o Seu Celso pelo resto da vida.

Mas como ter certeza que ele vai levar o time a conquistá-la em 2009?

Impossível.

Duda Kroeff sonha ser lembrado como é Koff, presidente de duas conquistas da América. Delira quando fala do assunto e sempre deixou claro que a sua meta pessoal era ser presidente do Grêmio e vencer uma Libertadores no cargo.

Deixando o Roth no comando, ele corre o risco de conseguir isso, mas corre outro risco (bem maior, seja com qual técnico for) de NÃO vencer a Continental. E aí estará marcado para sempre como "o presidente que não tirou o Roth", e isso com certeza será a causa para o Grêmio ter perdido a Libertadores de 2009, ao menos na cabeça do torcedor.

Então, o que seria mais prudente: deixar Roth e arriscar tudo, toda tua história, toda tua possível glória? Ou fazer a vontade da torcida, trocar de treinador e correr o mesmo risco de ser ou não campeão da Libertadores?

Este risco é o mesmo com Renato Portaluppi, Celso Roth, Renê Simões, Tite, Dorival Júnior, ou outros que estão no mesmo patamar.

Só que Roth é um cara rejeitado desde o início pelos tricolores. Salvou-se e foi aplaudido porque o Grêmio liderou o Brasileirão de 2008 com méritos, alguns seus, outros não. Só que com o time vencendo, todo mundo esquece tudo e deixa rolar! É a famosa frase: "em time que está ganhando não se mexe"... nem em técnico de time que está ganhando, acrescentaria.

Pensando nisso, e respondendo ao comentário do "Gonça", digo que Renato poderia assumir o time. Apostaria nele e não teria medo. A torcida gosta dele (a diretoria se retiraria da linha de tiro), tem experiência na Continental como jogador e como treinador, conhece a casa, o estilo de jogo. E está livre, o que é mais importante.

Minha segunda opção seria Dorival Júnior, atualmente no Vasco. Duvido que se o Grêmio pagar os R$ 220 mil que paga pro Seu Celso, ele não troque a segundona por uma Libertadores e um Brasileirão. É um cara coerente, fez bom trabalho no Coxa (era difícil pra caramba jogar contra o Coxa ano passado) e vem trabalhando direitinho no Vasco.

Estas duas são as possíveis. Mas talvez a direção poderia tentar de VERDADE trazer o Felipão. Paga R$ 500 paus pra ele, vale a pena. Ou então Paulo Autuori (prefiro o Renato) que é um cara muito bom, sabe o caminho, só que acho que não combina muito com o Grêmio e seu futebol "Sepultura Chaos AD".

NÃO PODE SER Renê Simões, Parrera, Abel Braga, Evaristo, Joel Santana... esses não, cada um com seu motivo. E também não é momento de apostas ousadas, como seria trazer alguém do interior ou um cara como o Silas (que é bom) do Avaí.
____
Sobre o jogo, não posso dizer muito. Não pude ver (estava trabalhando outra vez) e sei apenas que Jonas está com faro de gol. Não pode ser bancário no momento.
Empatar ou perder no Gauchão é vergonhoso. Assim como é nas primeiras fazes da Copa do Brasil (sem corneta, apenas porque é mesmo).

Um comentário:

Gonçalves disse...

Bah cara ta feia a situação,de uma forma incrível a mesma coisa que eu disse esses dias sobre o elenco gremista o tal Maineri ex diretor do Grêmio que participa do programa local aqui da Band o Toque de Bola disse hoje também..o problema não é só do Roth e sim da qualidade técnica dos jogadores..o tal Diogo pelo que parece é um Edinho piorado, Léo que era um bom zagueiro tá muito mal e até vem sendo o escolhido na hora das substituições...Tcheco nem de longe é o de 2007 será que mais dois anos no lombo tá pesando no jogador?..Ortemann tambem na mesma situação...Rui é um bom jogador mas falta um algo mais..eu tenho que seja qual treinador for que venha sem um meia armador e um volante que venham assumir a titularidade não vai dar para o Grêmio e isso que ainda depende da resposta do Maxi lopes e Herrera...a direção também embora parecer decidida a deixar o Roth dá a impressão de estar perdendo o rumo pelo teor que se pode captar nas entrevistas pós jogo.

Hoje se falou aqui também do risco de um mau planejamento dessa viagem a Colômbia...tão cogitando a viajar no dia do jogo 6 horas de avião mais 100 km de onibus até o local do mesmo..diz que ra jogos em locais assim ou se vai 72 horas antes do jogo ou em menos de 24 hs..sinistro héin?