sábado, 4 de abril de 2009

100


A parte colorada deste blog está de folga, afinal, é dia de festa, não de trabalho.

Então coube a mim, gremista, escrever no dia do centenário vermelho.

E não só isso, já que este final de semana não é só de 100 anos, é um final de semana GRE-NAL.

Fiz um exercício de memória e pesquisa e lembrei que no ano do centenário tricolor, o Grêmio começou perdendo os clássicos. Tomou um 2 a 1, de virada, em pleno Olímpico na primeira peleja de 2003, a 9 de fevereiro. Gols de Luís Mário (G), Vinícius e Daniel Carvalho (I).

Dizem que o Inter vinha de um ano horrível, onde quase fora rebaixado para a segundona nacional e começou a retomada ao vencer este GRE-NAL. O Grêmio vinha de três anos e 13 jogos sem perder um clássico.

Mas os dias passaram e o Grêmio deu o troco exatamente um mês depois, 9 de março, no Beira-Rio.
Gol contra do colorado André.

Depois teve um empate em zero no dia 15 de junho em que o Danrlei salvou o Grêmio.

Mas quero chegar é no clássico do dia 12 de outubro daquele ano.

Escolhi esse porque é o que mais se aproxima da data do centenário tricolor, assim como o de amanhã, que é dentro da festa do Inter.

Em 2003, fazia 27 dias que o Grêmio tinha comemorado os 100 anos. Tá certo, não havia muito mais que história para comemorar. O time estava para ser rebaixado no Brasileirão, tinha sido desclassificado da Libertadores e o clube declarava-se afundado em dívidas, falido, com salários atrasados e o presidente Flávio Obino fazendo da suas.

Era o jogo para salvar o Grêmio do rebaixamento. Lembro bem que todos acreditavam nisso. Começou a valer aquele pensamento mágico de que uma vitória no GRE-NAL salvaria a pátria do Imortal.

E foi o que aconteceu. Christian, aquele mesmo, Jesus Christian, invadiu a área depois de receber um passe de Cláudio Pitbull e emendou um balaço no ângulo do goleiro Clemer.

Foi a salvação do Grêmio naquele ano de glórias raras. Com certeza aquele GRE-NAL, o de número 356, foi o jogo mais importante do centenário tricolor.

O Grêmio teve: Eduardo Martini; Anderson Lima, Baloy, Adriano e Gilberto; Gavião, Leanderson, Tinga e Caio (Carlos Miguel); Pitbull (Marcelinho) e Christian (Elton).

Inter: Clemer; Wilson, Sangaletti e Vinícius; Gavilán, Claiton, Flávio (Elder Granja), Daniel Carvalho (Jéferson Feijão) e Edu Silva; Diego e Nilmar.

_______________________

Parabéns colorados. 100 anos não é pra qualquer um. E que vença sempre o mais bravo, aguerrido, aquele que tiver sangue nos olhos, aquele que lutar até o apito final, aquele que não esmoirecer, o que honrar a torcida, o que tiver mais raça, técnica, amor pelas cores do clube.

Não é por nada que este é o maior clássico do Brasil mundo.

Um comentário:

Marco disse...

opa! acho que tu errou o nome do atacante lá. não é Jesus Christian, é JUDAS Christian hehe...

quanto ao centenário, parabéns para nós, colorados.
quanto ao grenal, espero que seja a coroação da festa colorada no centenário!!

abraços e saudações coloradas!!