domingo, 3 de maio de 2009

Novo tempo



Era dia 3 de maio de 1981, como hoje. Todos estavam contra o Grêmio, como era de se esperar.

E o Morumbi com mais de 90 mil pessoas serviu de palco para o primeiro título nacional do Tricolor dos Pampas.

Ali começava um time campeão da Libertadores e Mundial em 1983.

Começava um novo ciclo, onde os regionais passariam a ter papel secundário.

Aliás, não seria mais justo e bonito que os grandes como Grêmio e Inter não disputassem estaduais e sim Copa do Brasil e Libertadores somente e simultaneamente.

O Gauchão, por exemplo, ficaria bem mais parelho e mais interessante para os times do interior. Eles poderiam almejar uma vaga na Copa do Brasil. E o Grêmio, por exemplo, teria a chance de defender seu Tetra na copa nacional. É discutível.

___________________________

Na final de 81, o Grêmio teve: Leão, Paulo Roberto, De Leon, Newmr e Casemiro; China, Paulo Isidoro e Vilson Tadei; Tarciso, Odair e Baltazar; Téc: Ênio Andrade.

São Paulo: Waldir Perez, Marinho Chagas, Oscar, Dario Pereyra e Getúlio; Élvio e Assis; Sergino Chulapa, Renato, Zé Sérgio e Paulo César; Téc: Ithon Frietzen.

Um comentário:

Felipe Conti disse...

Acho muito interessante essa discussão. O motivo pelo qual equipes grandes jogam os estaduais é o título! A torcida pouco se importa se o título é pequeno, grande, médio, feio ou bonito... O importante é ganhar algo! E sem os estaduais, muitos times grandes brasileiros não teriam o que comemorar em muito tempo (vide nossa Tabela!)
Portanto é uma questão delicada, que poderia ser solucionada com as copas regionais (rio-são paulo, sul-minas, etc...) e fosse pensada numa fórmula para dar uma vaga para Libertadores!
1 vaga copa do brasil
1 vaga torneio entre campeões regionais (poderia ser para pré-libertadores, por exemplo)
3 vagas Brasileiro

E os estaduais seriam disputados pelos clubes de menor expressão... É uma sugestão...