quinta-feira, 14 de maio de 2009

Empatar fora e Ganhar em casa

0x0 mais movimentado que zona em dia de pagamento chê!

Não quero dar uma de Velhinha de Taubaté e dizer que o time foi bem. Não foi. Como diz FC Carvalho, pelo padrão de futebol apresentado nesse ano e pelas últimas temporadas, a exigência tá lá no alto da Escala "Vamos Aplicar Um Olé Por Jogo" (isso ele nunca disse, mas todo mundo entendeu...). Mas nem sempre é possível vencer, ou conseguir um resultado satisfatório jogando o fino da pelota. Por exemplo, um exercício duplo de entender o empate em zero com o Flamengo ontem no Maracanã (com 50 mil pessoas!):

Visão 1: Não marcamos os alas do Flamengo, principal jogada do Cuca desde que o Charles Miller chegou ao nosso país tropical. Jogamos 87,5% do jogo com o time atrás da linha da bola, esperando para ganhar o jogo num lance de velocidade. Isso é perigoso por demais, e um time de qualidade não deve mostrar esse tipo de comportamento nem fora de casa. As duas linhas matam o nosso estilo de jogar e aceitam a marcação do time adversário, por mais que funcionem de vez em quando. Jogamos nada!

Visão 2: Baita resultado! Por mais que o ataque não tenha funcionado (apenas em bolas paradas e com a movimentação do Andrezinho), defensivamente a equipe deu show! E para conquistar títulos um time precisa ser equilibrado, correto? Portanto em alguns jogos a defesa deve se sobressair mais que o ataque, isso é natural do futebol... Além disso jogamos duas fora de casa, contra dois dos maiores times do país, fizemos um gol e de 6 pontos possíveis conseguimos 4 (competições diferentes, mas todo mundo entendeu)! Além de não sofrer nenhum gol nos dois jogos, decidimos a vaga às semifinais no Gigante! E em casa jogamos de outra maneira!

Nenhuma das duas visões está de todo errada e nem completamente certa, mas numa coisa elas dialogam: a postura Colorada fora de casa preocupa. Por um motivo simplório até: não temos variação do sistema "tranca - espera - velocidade". Concordo que em alguns jogos as linhas na defesa e no meio são fundamentais, mas todo jogo longe de Porto Alegre elas precisam ser utilizadas? Respeito demais vira medo! E chama o adversário pro teu campo, etc. Claro que se sair pro jogo e tomar um 3x0 no Brasileiro fora de casa, vai ter torcedor dizendo que tá "faceirinho"... Mas em alguns jogos sair pro ataque fora de casa denota superioridade. E isso, pelos jogadores do elenco, nós podemos demonstrar.

Melhor em campo: Foi o Guina, mas tô pensando em deixar ele como "extraclasse". Porque é covardia com os jogadores humanos... O que ele corre, marca, dá combate, desafoga o jogo no meio, se apresenta pra receber bola, dá carrinho... Uma grandeza de futebol o que joga esse Cholo! Depois dele os melhores foram o Sandro e o Lauro, e isso mostra como jogamos no Rio... O Andrezinho entrou muito bem, conseguindo fugir da marcação (que já estava com a língua no chão, é bem verdade...).

Ah, e já ia esquecendo! Ontem na ESPN, depois do jogo na hora das entrevistas, o Vinicius Nicolleti se não me engano foi entrevistar o Guina! Aí falou que o "Guinhançú" é o pulmão da equipe e que tinha colaborado pro time manter o empate e tal... E deu boa noite pro Guina e pediu pra ele comentar o jogo. Guina começa a falar, mas obviamente não sabia o nome do repórter paulista! Aí diz o seguinte: "Primeiramente, boa noite... FENÔMENO! Entón, o Inter xogou muito bem cara, e..."! Garanto que os caras do CQC vão colocar no Top Five, dizendo que o Guina confundiu o repórter com o... Ronaldo!!!

O resultado veio e agora só dependemos de uma vitória simples em casa para avançar na Copa do Brasil 2009. Além de possível é provável, com casa cheia e equipe motivada. E com certeza a postura será outra. Mas é preciso achar uma alternativa de jogo para as partidas em plagas distantes, e urgente!

Ps.: Retirado do Site Colorado:
Inter completa cinco jogos sem levar gol
O time do Internacional completou cinco partidas sem sofrer gol em partidas oficiais. A última vez que a defesa foi vazada foi na decisão do Gauchão, diante do Caxias, quando venceu por 8 a 1, em 19 de abril. Isso quer dizer que o time está há quase um mês sem levar gol.

5 comentários:

Rapha. disse...

Belo resultado hein ô!
Os mandantes vão passar adiante, sinto dizer! Maraca e Beira-Rio serão palco de duas guerras.

Saudações tricolores!

Mau Haas disse...

Boa análise...
Só nao vai pro CQC pq o maluco gaudério aquele deve ta ligado nos palavriado do Guiñazu... se nao, ia mesmo...

Felipe Conti disse...

Esqueci de comentar: Foi um jogo muito parecido com o primeiro jogo da final da Sul-Americana do ano passado, contra o Estudiantes lá na Argentina... 0x1 pro Inter, gol de pênalti do Alex. As linhas defensivas funcionaram muito bem e o time, ainda que com um a menos (Guina Fenômeno), conseguiu levar perigo nos contra-golpes...
Não é muito bonito de ver, mas é funcional!

Gonçalves disse...

Pois é Felipe eu também acredito que funciona, mas contra times mais gabaritados tu pode ver que os placares não vão ser muito diferente do que estamos vendo 1 x 0...2 x 1...0 x 0...por enquanto eles estão sendo satifatórios por não ameaçarem em nada em termos de pontos e de passagem de fase, a minha dúvida é que daqui a pouco podemos ficar num jogo nervoso como esse contra o Fla de muita marcação e derrepente tomar um gol tipo na finaleira em que depois não se conseguirá reverter...teria o Tite uma opção de jogo para quando isso acontecer?...ou ficaremos a mercê da qualidade indivual tão somente?...espero que a gente não descubra isso da piór maneira possível.

Felipe Conti disse...

Bem isso Gonçalves!
E temos um exemplo: a mesma final da Sul-Americana do ano passado, só que o jogo de volta! No tempo normal tentamos jogar um pouco e "amorcegar" bastante, e acabamos tomando um gol de bola parada aérea (que ao que parece anda sendo treinada exaustivamente, com resultados!)... 0x1 e aí não podíamos correr o risco de se atirar tentando o gol, com o perigo de tomar o 2! Na prorrogação o Nilmar salvou, mas foi sofrido!

Alternativas TREINADAS no futebol de hoje em dia é meio caminho andado pra vitória...

Abraço!