quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Mortífero

Uma história, porque falar do jogo de ontem é tarefa inglória e pouco divertida.

Mortífero

Ninguém lembrava do primeiro dia em que ele jogou. Mas lembrava do jogo em si. Provavelmente alguém faltou em função da chuva, do frio ou de doença. Ou mentiu que o motivo era um desses três. E aí ele jogou.

Já passavam dois anos (mais que isso? Menos que isso?) daquele primeiro jogo do Matador no nosso futebol de terça-feira. Calcular há quanto tempo os mesmo caras – com algumas desistências ou exclusões – jogavam Futebol 7 naquele mesmo campo é impossível. Mas o Matador definitivamente joga há uns 2 anos. Mais ou menos.

Os jogos são sangrentos, porém amistosos. Não valem nada, a não ser o campeonato da semana, até a próxima terça. Um lapso de vida no meio da rotina cotidiana. Mas não vale nada, pragmatisticamente falando.

16 alucinados estão lá a cada sete dias, dois goleiros fixos, um reserva para cada lado e times escolhidos minutos antes da partida. Total profissionalismo numa pelada semanal envolvendo caras entre 25 e 35 anos.

Mas a idade do Matador ninguém sabe.

Ou o lugar em que trabalha, se tem família, onde mora. As informações reunidas nas conversas pós e pré-batalha são as seguintes: é natural de Minas Gerais, de alguma cidade perto da divisa com a Bahia; Torce pro Atlético Mineiro e seu nome (verdadeiro?) é Valdir. Como veio parar aqui? Ninguém sabe e muito menos perguntou. O máximo que participa das conversas é para falar de futebol, e nunca do nosso. Sempre em voz baixa e grave.

Mas aquele primeiro jogo do Matador foi antológico. Times escolhidos e faltava um combatente no selecionado de colete verde musgo. O dia estava perfeito para uma batalha de terça: chuva fina, grama pesada, o frio do início da noite se avizinhando. E algum infeliz preferiu ficar em casa!

Atrás de uma das goleiras estava Valdir. Com o porte de um Sócrates, mas com a cara de um Stan tupiniquim. Alto, magro e com cara de bandido. Como estava fardado (de outro jogo, talvez?) alguém o convidou para completar o time. Deve ter concordado com um aceno de cabeça. Ninguém lembra destes detalhes. Apenas dos milhares de gols que fez naquele início de noite.

De cabeça, de carrinho, dividindo goleiro, bola e zagueiros ao mesmo tempo. De fora d'área, de voleio... No mínimo seis tentos! Logo no nosso futebol, com minguados placares nos 60 minutos de jogo. Daí surgiu o apelido singelo que colocamos em Valdir.

E assim é há pelo menos dois anos. Mais ou menos dois anos. O time que joga contra o time do Matador pode escolher mais jogadores para jogar atrás. E se deixar no mano a mano, é derrota no nosso campeonato semanal imaginário. Até semana passada tinha sido assim.

Matador faltou no jogo. Pela primeira vez desde sua estréia na chuva.

Na outra terça estava de volta. Barbudo e mais sorumbático que o costumeiro, como se isso fosse possível. E de repente um gaiato resolve fazer uma pergunta pro camisa 9. Ele geralmente não responde nada e coloca um sorriso de encerrar conversas na cara. Mas desta vez respondeu como uma pessoa normal, coisa que Valdir definitivamente não era.

- E aí Matador, deu migué semana passada porra?
- Fui pra minha terra...
- Tua terra?
- Em Minas....
- E foi fazer o que lá meu?
- Jogar bola...
- Sério? E fez gol pelo menos?
- Matei 2.
- De cabeça?
- De tiro mesmo.

10 comentários:

Aline disse...

A Balada do Pistoleiro.

Mau Haas disse...

hahahah... o final é muito gaudério... e essa fotinho, hein ô. Bagualita tbm...

|Mas home, me enxerguei no espelho lendo isso aí... parece comigo... martador, Stan Tupiniquim, TUDO a ver com minha estirpe... modéstia a parte, coerentemente.

Abraço home.... e, já que tu não falou do jogo... tenho que tirar uma palha...

Continuem com a camisa dourada.

Gonçalves disse...

Eitaaaa...esse é galo!!!

Ontem pela prmeira vez vi um time fazer força pra perder, tava na cara já no primeiro jogo, ontem foi só a confirmação...ou será que aquele agarrão descarado na grande area do Sorondo passaria desapercebido em algum jogo fosse aqui no brasileiro?

Os ruins foram postos pra jogar e os bons ou médios sucumbiram...deu pena de ver um só, logo ele que havia sido avacalhado no jogo cntra Cruzeiro, mas ontem correu muito e jogou muito, que foi o Sandro. Mas o exército de um homem só quase nunca vence e ontem com o esforço pra perder seria mais dificil ainda.

Uia..quanto ao lance lá da visita nos bastidores, vamo combiná sim, depois vo mandá um email pro grenalzito, pra meio alinhavar os detalhes..abraço.

P.S.: Olha só o que a gurizada descobriu pra gente não passar uma situação igual como aquela no ultimo domingo no jogo contra o Fla e que postamos no bblog dos conselheiros

http://conselheiroscolorados.blogspot.com/

Felipe Conti disse...

Comentei lá Gonça, baita idéia!

E ontem os loco da gaúcha falando que o Sandro foi um dos piores em campo! Tudo mangolão!

Abraço!

Equipe Grenalzito S/A disse...

ô Mau, tua vez de colocar uma enquetezitas... E se quiser comenta essa última.

Eu acho que só dirigentes de futebol votaram!

Afinal eles só FODEM com nossos times, com o objetivo de conseguir DINHEIRO. E TRABALHAM pouco pra caralho!

Mau Haas disse...

hahahah... pensarei numa entao.

Gonçalves disse...

Hai hai hai, mas ae é pra matá quela enquete lá...trabalho e estudo negada não qué, mas tratou dos prazeres da carne e os do futebol, tão ah fim...piór que dinheiro eles gastam tambem...mas sem estuda e nem trabalha..só vendendo jogador mesmo.

Felipe Conti disse...

Como meu TCC trata das falcatruagens da mídia (agenda setting), trago um fato que recebeu divulgação ZERO no RS:

Alguém viu que o INTRANSPONÍVEL Felipão tomou uma chinelada do ex-time do Andrezinho na Coréia do Sul, o tinhoso Pohang Steelers, na Liga dos Campeões da Ásia e foi eliminado do torneio, perdendo a chance de jogar o Mundial em Dubai? Pois é, nem eu!

Mas quando ele estava invicto a sei lá quantos jogos tinha veículo de comunicação fazendo matéria especial! É dose...

Aqui o link:
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2009/09/30/ult59u201873.jhtm

Abraço!

Gonçalves disse...

Lá pelas terras onde anda o Felipão, que seria bom mandar o Tite...eu ajudo na passagem...de ida só!!!

Felipe Conti disse...

HAHAHAHAHAHHA

Campanha TITE NAS ARÁBIAS! Vamo fazer mesmo Gonça, eu sou parceiro pra colocar em prática! hehehehe, Só o Fabio vai ser contra!

Abraço!