segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Grêmio fora do G4, OBVIAMENTE

Se tu não existisse, eu te inventaria!

A vitória diante do Coxa por 2 a 0, no Olímpico, é oportuna para que se diga o que está escrito no título. Dizer isso após uma derrota seria muito oportunismo dos fedorentos.

O Grêmio parece decidido a jogar na banguela, na maciota, com o lema “pra quê se mexer?!”.

Ontem, tudo se repetiu. O time foi insosso, lento, errou passes e parecia desinteressado, à exceção de Maxi López e Túlio. É uma equipe amarrada, não no sentido de jogar junto, mas como uma metáfora de quem está preso, sem saída. Os jogadores andam desligados, perdendo bolas por distração, errando passes curtos.

Victor, não podemos esquecer, foi o melhor em campo pelo Grêmio. Salvou o time de perder por 3 ou 4 a 2. Enquanto Tcheco foi o pior e Maxi e Túlio (pela entrega e bom desempenho de suas funções – um criar chances de gol e/ou fazê-los; outro desarmar e iniciar o jogo), Perea (pelo gol) e Souza (pelo mesmo motivo de Perea) foram os que se salvaram.

E olha que no segundo tempo o Grêmio teve 11 contra 10 durante 37 minutos. Mesmo assim, conseguiu tomar sufoco do Coxa, passando a controlar a partida somente após fazer o segundo gol, aos 37 minutos da etapa complementar. Aí sim, Mário e Lúcio (que está devendo) foram ao fundo, Rochemback teve infiltração, e o Grêmio criou um pouco mais.

Pelo lado do Coxa Branca, tudo está em uma defesa bem postada, tendo Pereirão como xerife, e na velocidade e inteligência da família Paraíba. Carlinhos pouco pôde fazer, mas Marcelinho é algo a se destacar. Sua atuação chama a atenção. É raro vê-lo sob marcação. Está sempre livre, desviando-se. Como diria meu pai, “é mais liso que jundiá ensaboado”. Quando seu time recupera a bola, Marcelinho (um cara velho pra contrato de dois anos, como definiu a direção gremista), sai em disparada como um guri de 20 anos, na diagonal, abrindo a defesa adversária, que fica em dúvida entre marcá-lo ou fechar o espaço para a eventual chegada de outro homem. Simples e eficiente. Só não fez gol porque Victor estava lá ou por “descalibre” de seu pé direito, já que poucas sobraram pra preferida canhota.

Diante da maneira que o Grêmio vem atuando, não acredito na classificação para a Libertadores. Acho muito complicado ganhar o GRE-NAL no Beira-Rio sem Maxi (70% do ataque) e Tcheco (experiência e respeito do adversário). Considero muito difícil um time que chega a 30ª rodada sem NUNCA ter entrado no G4, ser um integrante dele no final do 38º jogo.

Enfim, mais um ano que se vai para o Tricolor. Pelo menos, a parte AZUL do Grenalzito ganhou a primeira in loco.

Tiazinha devidamente uniformizada

Outros pensamentos:
**O melhor do dia é a frase do presidente Duda Kroeff depois do jogo: “Vou fazer o que for possível (para manter Victor em 2010). Ele não sai do Grêmio de jeito nenhum. Pode chegar a proposta mais alta do mundo. Não sai. Só sai se ele me disser que faz questão de sair”, disse.

**Tem um negócio engraçado: escuto o Autuori depois do jogo contra o Coxa e ouço ele dizer tudo que eu também diria se estivesse lá no lugar dele. Mas quando vejo um treino, como na terça-feira passada, só enxergo os jogadores disputando um animado futevôlei. E seu Paulo, enquanto isso, caminhando em volta do gramado.

**Renato Cajá tem o que chamamos de deficiência técnica. É limitadíssimo até que prove o contrário.

**Falta perna a Mário Fernandes. O guri é bom de bola, mas se sobe, não volta. Também pudera, sua função é a zaga e não a lateral. Não foi preparado para isso, mas ainda pode ser. Tem capacidade apurada de marcação e está melhorando os cruzamentos. Se derem gás pro Fugitivo, pode ser um bom lateral-direito, material escasso no mercado.

**A torcida marcou Thiego. Quando os atletas desceram do ônibus no Olímpico, ele foi o único vaiado. Veja o vídeo

**A galera também desanimou com o perde-ganha danado. Ontem, apenas 13 mil foram ao Monumental (a média do Grêmio, antes, era de 19 mil por jogo). E olha que o dia tava animal e o horário de verão já tinha chegado.

Las buchas

3 comentários:

Felipe Conti disse...

Inter em 2º ou 3º e Grêmio em 6º ou 7º. Minha profecia "cumprirar-se-á"!

"Pelo lado do Coxa Branca, tudo está em uma defesa bem postada, tendo Pereirão como xerife, e na velocidade e inteligência da família Paraíba." HAHAHAHAHAHAHHAA, muito bala!

O vídeo vejo despues...

Abraço!

SEMANA GRENALzitos LÔCO! Temo que fazer um ESPECIALE pro último clássico do ano! No aguardo de idéias...

Felipe Conti disse...

Tirou o cabaço Grenalzístico heinhô magnata???

Palpite pro GRENAL: 0 a 0.

Podíamos fazer aquela disputa de peNÁltis na sabadêra né? hehehehehe

Falouzis...

Mau Haas disse...

Home, meu palpite pro GRENAL é 0 a 0 também.

Enfim concordamos! hahah

Vomo fazê, os penaltizitos.

Só temo que lembrá de leva a gâmera. E vê se ainda temo o horário no Sesc... hahaha