quinta-feira, 25 de junho de 2009

"Racismo" no futebol

"Vem cá meu bem" - Tem quem ache que futebol é assim

Quem me conhece, sabe dos meus “preconceitos”.

Quem se conhece, sabe dos seus.

Externá-los é o erro. Tê-los é normal.

Se (e que fique bem claro o “se”) Maxi externou o dele chamando Elicarlos de “macaco”, errou. E deve ser repreendido, corrigido, ensinado que o fato de uma pessoa ter a cor da pele diferente da dele não quer dizer que ela seja pior que ele. Resolvido.

Agora, o Elicarlos prestar queixa e promover aquela história toda é uma grande palhaçada, uma baita hipocrisia, como disse Alex Cabeção, ex-Cruzeiro, Palmeiras, Seleção.

Façamos uma comparação entre “veado” e “macaco”.
Acredito que o "veado" seja muito mais chamado dentro dos gramados do que o "macaco". E se pudesse escolher, optaria, sinceramente, ser chamado de “macaco”.

Acho bem menos pejorativo. Aliás, não acho pejorativo. Os caras não insistem em dizer que somos uma evolução dos macacos? Qual o problema ser chamado de tal? Seria como chamar alguém de “primo” e o parente te processar.

Imagine o Richarlysson mandando prender cada um que chama ele de “veado” num jogo de futebol.

Imagine o árbitro mandando segurar toda a torcida porque ela gritou “juiiiiz, viaaaado!!!”.

Neste caso que está na mídia foi um xingamento interno de Maxi a Elicarlos, tipo marido e mulher, não um ato de racismo. Foi errado, mas se punir este, teremos que punir todos os outros.

A cada lance do futebol um jogador manda o outro tomar no cú, se foder, chama de bicha, veado, baitola, otário, corno, filho da puta, filho duma égua, filho duma potranca, idiota, chama árbitro de ladrão, técnico de burro, de anta, asno.

Coisas bem piores, de gravidade igual. Ninguém acha ruim.

Sei que o “racismo” preto X braço, KKK e tudo mais é uma mancha “negra” (olha a discriminação), “denegriu” (olha ela aí de novo) a história da humanidade. E já deveria ter sido eliminada. Infelizmente não foi.

Mas a reclamação do Elicarlos é clara e tem como único objetivo causar furdunço, está escancarada a intenção.

Talvez estaria ele sendo “racista” com argentinos? Será o que Maxi não tem nenhuma queixa duma frase tipo “só podia ser argentino mesmo”? Ou "argentino de merda!"

Caberia um pedido de prisão igual. Ou não caberia? É pejorativo.

Não ofende?

Xingamento e futebol andam juntos, inflizmente. O mundo seria belo e lindo se todos se amassem.

Mas não é (quem sabe um dia chegamos lá e nem no futebol teremos mais que lamentar estes atos).

As pessoas discutem. Quantas vezes tu, lendo um texto meu pensou: “só podia ser este gremista de merda! É um bocaberta mesmo! Um burro velho!”.

Faça as contas.

“Xingar” de macaco dentro de campo é como xingar de qualquer outra coisa. É até difícil classificar como racismo.

Só sei que a folia está armada. A guerra se fez. E lá pelas tantas da madruga escutei que o Maxi sairia do busão pra prestar depoimento na delegacia do Mineirão.

Parênteses: a diretoria do Grêmio vacilou escondendo o Maxi dentro do ônibus. Aumentou o caos, deu pano pra manga, prolongou a confusão. Errou.


Voltando: pensei na hora (em que o Maxi sairia do ônibus): que venham todos os jogadores pra fora e acompanhem Maxi.

Foi mais. Vieram todos os atletas mais Paulo Autuori, Renê Weber e todos os dirigentes.

União.

Ali o time mostrou-se uma equipe. Mostro que quer vencer o Cruzeiro, a começar por esta pendenga aí.
Mostrou mais neste momento do que dentro de campo, quando Tcheco sucumbiu e Souza apareceu “só” para fazer o gol da esperança. Quando Alex Mineiro perdeu dois gols que até eu faria. Quando o Léo dormiu no primeiro gol. Ou quando a zaga toda dormiu no terceiro gol deles. Ou quando ninguém foi pra cima do Wágner, deixando ele chutar pra fazero segundo do seu time.

Não sei se é a onda gremista, se é a velha esperança, ou se é porque o 2 a 0 não é tão distante assim, mas acredito na classificação.


Se o jogo tivesse terminado 1 a 0 para o Cruzeiro, estaríamos comemorando e precisaríamos fazer os mesmos 2 a 0 em casa. Sei, agora, se o Cruzeiro marcar um gol, a peleia é outra ainda maior e mais impossível de ser vencida.

Mas o Grêmio pode. 2 a 0 dá!

9 comentários:

André Colombo disse...

Mau, não precisava este post em !!!

Não concordei com 1 linha que tu falo e garanto que so Grêmista pode concordar, e não por ser Grêmista e estar do lado da voz Azul, mas sim porque 98% pensa como tu !!! Pior racista é aquele que se diz não ser !!!

Os outros 2% São os Torcedores sem vergonha na cara que escolheram torcer pro Grêmio mesmo sendo NEGROS.

Mas Mau, Educação se aprende em casa e como tu mesmo disse, Externá-los é o erro. Tê-los é normal.

E é muito fácil pra ti e pra mim falar que não se encomodaria de ser chamado de Macaco, ambos somos Brancos !!! A diferença é que para os Negros esta palavra tem muitos outros significados e quando vem, ela vem cheia de adjetivos escondido. Ou vai me falar que quem é estupido o suficiente para chamar um Negro de macaco eles estava pensando apenas no animal "bixo", não, ela sempre quer estornar que o Negro e inferior em todos os sentidos dentro da sociedade e CADA negro sabe disso !!!

Então meu amigo MAU, não venha aqui falar que não se importaria de ser chamado de Macaco, pois nem eu e nem você jamais poderemos saber o que esta palavra significa para eles !!!

Se for comparar com FDP, no meu caso, eu iria ate o inferno para arrancar no minimo uma orelha do cara que falo isso, porque? "Felipe meu primo" sabe a importancia que minha mãe tem na minha vida e eu jamais aceitaria ser chamado de FDP no sentido Ofencivo, pois sei que muitas pessoas, assim como, costuma chamar seu amigo de FDP, mas em tom de "Brincadeira" claro !!!

Acredito que Macaco para um negro seja muito pior !!!

Felipe Conti disse...

ô Mau, essa foto ae é de um jogo de gauchão??? Não consegui identificar... e tu também não disse quem era o jogador do Nacional naquele outro post... Que coisa heinhô Batista???

Mau Haas disse...

Não disse porque não sei... hahahahahahh

Esta foto achei no Google procurando algo do tipo "briga futebol"....

Felipe Conti disse...

O que eu acho sobre esse lance todo é que além de todas as pessoas terem preconceitos, todas mesmo, nós também somos hipócritas. E por esse fato nossos julgamentos tendem a VARIAR conforme mais nos convêm no momento ou em certa situação.

As lições que ficam, pra mim, são duas: justiça "comum" e justiça desportiva, quando são misturadas, sempre causam fatos gigantescos.
E a outra é que todo mundo julga ou emite opinião sobre algo dependendo do que mais lhe convir, desde a própria justiça até nós, meros comentaristas de blogs.

Se não deu pra entender nada, azar...

Abraço!

Aline disse...

Acho que essa coisa de xingamento no futebol já tinhe que ser sido superada. É quase impossível uma coisa existir sem a outra, qualquer piá que joga bola xinga, briga e se acaba numa pelada de tarde. Imagina num jogo decisivo do tamanho de uma semi de libertadores!
Outra coisa: é errado sim externar seus preconceitos, mas como bem exemplificou o Mau, que atire a primeira pedra quem nunca chamou ninguém de "viado"! Ora, se chamar de "macaco" é preconceito racial chamar de "viado" é preconceito sexual! Começo a rir só de pensar se o Richarlyson fosse processar todo mundo que chama ele disso...
E vai dizer que o Elicarlos nunca chamou niguém de polaco, nunca perguntou pra alguém muito branco se ele tava engessado ou nunca disse que argentino tem mais é que se ferrar mesmo? Ora, hipocrisia é se fazer de bonzinho...
Enfim, eu só quero dizer que durante o jogo, e quem já jogou bola sério (no colégio, na escolinha ou no fim de semana)sabe disso, na hora da fúria você fala o que primeiro vier a cabeça... e geralmente a primeira coisa não é a politicamente correta.

E eu acho é que o Cruzeiro, apesar da vantagem, tá é querendo desestabilizar o Grêmio, porque eles sabem sim que a gente pode, e a gente vai, fazer 2 a 0.

Anônimo disse...

Mas é muito chato esse André

André Colombo disse...

So chato sim, tem que ver pessoalmente, ais chato ainda, mas pelo menos tenho culhão para por meu nome em tudo que escrevo !!!

Gazelinha Anonima ...

neti disse...

ohhh a galera ta esquentada heim ??? somos um bando de otarios ficar brigando por causa de palavrões , ofensas , preconceitos .... ta brincando, enquanto os caras tão ganhando verdadeiras fabulas de grana pra jogar vcs acham que vou me importar com isso ?? Eles talvez venham jogar juntos futuramente e ainda vão rir .... quem sabe ??? a vida é tão ironica pensem nas situações que acontecem com cada um de nós e tirem suas proprias conclusões ....e quanto ao cruzeiro ??? eles sabem que a gente consegue !!!! bjão

Elton555 disse...

"Como eu já disse, racismo é burrice" (Pensador; G. O.)