segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O tempo (ou Long Time Ago)


A memória é a mais poderosa das drogas. Pode viciar facilmente, é atrativa, traz o perigo intrínseco. E mesmo que doa, é inevitável.

Quatro anos longe do Gigante da Beira-Rio. O lugar da infância com meu pai, meu padrinho, meu primo, meu tio. O mesmo Gigantinho meio abandonado. O mesmo Portão 4, a mesma rampa da Superior. Mas mesmo que a memória nunca morra, os lugares e as coisas mudam.

Lembrar da primeira vez que ouviu Beatles é impossível. Pode ter sido numa versão abrasileirada pela Jovem Guarda. Pode ter sido numa trilha sonora de novela dos anos 80. Pode ter sido numa propaganda de televisão ou de rádio. Nem que seja acidentalmente, a maioria dos ocidentais já ouviu os piás da cidade do Echo and the Bunnymen. Mas o que dá para lembrar foi do primeiro disco da banda comprado. Revolver, capa em branco e preto. Abre com Taxman, passa por I’m Only Sleeping, ri com Doctor Robert, chora com For no One, berra em Got to Get You Into My Life, termina no passo a frente de Tomorrow Never Knows.

Foi como torcer pro Inter. Depois da primeira vez, seria pra vida inteira.



Pois no dia sete de novembro de dois mil e dez, duas paixões definitivas estavam ali, juntas. No mesmo ano em que o estádio era construído, a banda encerrava um disco com a música The End. Quatro décadas depois, a modernizada casa vermelha ouvia a mesma canção, tocada por um dos guris de Liverpool.

Dizer que o velho e o novo estavam misturados na noite fantástica do dia abafado de Porto Alegre é ser no mínimo sucinto. Vejamos: Paul McCartney, 68 anos, tocava e cantava (de maneira perfeita) músicas compostas há quase meio século atrás, com alguns instrumentos da época, mostrado em telões de última geração, de sei lá quantos metros e com imagem de alta definição. Seu público variava dos 5 aos 85 anos de idade. Seu fôlego, alegria e vontade eram de um pré-adolescente que conseguiu “just to dance with you / oooohhh”. Crianças cantavam e dançavam como adultos. Adultos choravam e se abraçavam como crianças.



E eu sentado na arquibancada do Gigante. Ou melhor, em cadeiras plásticas, vermelhas e brancas, postas logo acima do cimento. O relógio na superior agora é telão.

O tempo muda tudo. Moderniza, adapta, transforma. Mas as memórias seguem entorpecendo a mente. E na memória, canções e clubes de futebol serão sempre eternos.


12 comentários:

Fabio - Arena Vermelha disse...

"A memória é a mais poderosa das drogas. Pode viciar facilmente, é atrativa, traz o perigo intrínseco. E mesmo que doa, é inevitável."

daria um bom tuiteiro, veio... se ja nao o é..

eu, infelizmente me considero um ignorante musical... conheço pouco do trabalho dos louco ai... pra quem curte deve ter sido do caralho....

baita texto

abraço

Mau Haas disse...

Baita texto, índio véio!

Que texto. Me arrepiei. Verdadeiro.

Aproveita o embalo e escreve um aí sobre o Barça x Real. Que jogo. Vi ontem à noite.

Falô!

Felipe Conti disse...

Valeu Fabio! Mas TUITEIRO tu me rebaixou né tchê! hahahaha E pode ouvir osdêbitels que eu garanto a qualidade!!!

Sobre o Massacre Culé, só digo o seguinte: a Bizz fez uma vez uma lista dos 10 discos com maior poder de "incitar a montar uma banda" da história da música.

Barça 5 x 0 Real pode figurar num top 10 "a partir desse jogo me tornei viciado em futebol".

Mostrem para seus (futuros ou não) filhos!

Abraços!

JefConti disse...

O tempo tb produz bons textos.....deu vontade de sentar perto do relogio e aproveitar um pouco de sombra. O jogo só começa as 17:00.......Assim sou obrigado a assistir alguma partida da libertadores 2011.
Viva o Goias !!!!!!!!!

Felipe Conti disse...

Isso ae!

GONÇA e FABIO, vocês leram! Em 2011 terá caravana de SC para ver um jogo da primeira fase da Libertadores!!! Aí vamos combinar pra ver o jogo juntos!

Abraço!

Neti disse...

Nossa !!! Não fui mas pude ter uma idéia de cada detalhe pelo belo texto .... Mágico ...
bjoNeti

Gonçalves disse...

Mas tem de vir mesmo heinho?..vamo marca uns furduncio por aqui, ok?...amanhã termina essa correria de eleições e voltaremos a seguir uma vida diaria de repleto futebol e rock in roll hehehe...abraço gurizada!!!

Fabio - Arena Vermelha disse...

salve Goiás.

Salve Harley!

qto a visita ao gigante. Marcaremos um trago master. Certo.

abraço

Felipe Conti disse...

AEEE nosso time de comentadores VIP's está de volta! Gonça, tá certo já que vamos! Quando sairem as datas dos grupos da Líber11, já te digo em qual jogo que vamos, pra ti agendar aquela visita esperta pelas entranhas do Gigante!! hehehehe Ah, e parabéns pelo trampo de vocês do Convergência! Mesmo de longe dá pra ver o empenho e a entrega de vocês, é isso ae!

Bah Fabio, feliz de ti que consegue pensar em outro jogo que não o MUNDIAL!!!

Há 3 dias só entro na internet pra ver notícias, fotos, qualquer coisa sobre o MUNDIAL!

Tô ficando maluco, UMA SEMANA AINDA PORRA!!!

VAMO VAMO INTER CARAJO!

Mau Haas disse...

Tbm vo pra Liber 2011!

Independiente!

Rapha disse...

Ae Tchê, É CAMPEÃO!!!!!!!!

Deixando saudações por aqui, após me recuperar da comemoração! hauahuahua

abraços e boa sorte em ABU!!!

Felipe Conti disse...

Dae Raphinha! Parabéns e brigado mano!!!

Final de semana tem texto sobre ir mijar e notar que a cor da cueca tem de ser URGENTEMENTE trocada, entre outras situações de ser torcedor de futebol no momento MÁXIMO de disputar um mundial de clubes!

Abraços!