quarta-feira, 14 de julho de 2010

Fica Roth?

"Lá vem esses locos falar mal de mim DE NOVO..."

Das quatro maiores alegrias coloradas nos anos 90, 50% das mesmas estão diretamente ligadas a Celso Juarez Roth, o amigo do Mau. A saber (indo da mais para a menos importante): título da Copa do Brasil de 92; título Gaúcho de 97; GRENAL dos 5 a 2, também em 97; e o primeiro rebaixamento do Grêmio no Brasileirão, em 91.

Aquele ano de milnovecentosenoventaesete ficou marcado na história do Inter como a temporada da ótima campanha na primeira fase do Campeonato Brasileiro (segunda melhor da competição, atrás apenas do posteriormente campeão Vasco), e da decepção na fase decisiva. Este inclusive é o maior estigma da carreira do ex-bigodudo Roth: desempenho irretocável em momentos mornos e entregadas monumentais na hora da verdade.

Mas aqui e agora quem escreve é o torcedor. Foda-se o determinismo histórico e os gélidos e desalmados números e fatos. Lembro de, não sei como, conseguir ver aquela final de Gauchão de 97 ao vivo na tevê. Naquela época lá na “baia” não tinha essas mordomias de NET, SKY (que era DIRECTV na época), nada. Ou era no estádio, ou era na Guaíba com o Haroldo xingando até a mãe do badanha. Mas aí DO NADA abriram o sinal do jogo! Não consigo saber se foi na RBS ou na TVE. De vez em quando, em caso de jogo importante “em casa”, de Inter ou Grêmio, acontecia esse milagre e abriam o sinal da TV Cultura gaudéria. Com uma transmissão muito clássica, como se fosse rádio na televisão! Mas enfim, vimos aquele GRENAL lá em casa, com a gremistada (minha mãe, meu irmão e minha avó) já contando como certa mais uma vitória. Tempos difíceis aqueles... Mas aí o Fabiano Cachaça acertou um chute violento, um tiro na gaveta do algoz Danrlei. Um arremate que continha a raiva de uma torcida castigada.

E fomos campeões. Em cima “deles”, com gol do Cachaça, com Celso Roth de técnico, Arílson era o 10, Gamarra soberano na zaga. Contra aquele Grêmio de Goiano, Arce, Dinho e o cacete a quatro! 1 a 0, sensacional! E fomos de Fusca, eu e meu pai, comemorar no portentoso centro de Canoas.

No domingo do clássico dos 5 a 2 não tive a sorte nem de ir ao estádio (com 11 anos de idade, GRENAL no Olímpico meu pai não me levaria nem se valesse o título definitivo de “quem é MAIS MELHOR, Inter ou Grêmio”) nem de esbarrar com a transmissão do jogo em alguma tevê aberta. Aí fiquei na Guaíba mesmo... Só que conforme foram saindo os gols, a coloradagem foi enlouquecendo, saindo das casas, berrando na rua! Sei que fui parar na casa do meu primo (que tinha NET!) e ninguém acreditava que aquilo pudesse estar acontecendo de verdade! Meter cinco, NO OLÍMPICO, com o Cachaça, o Sandoval e o MARCELO PADEIRO desossando o Grêmio... Era bom demais pra ser verdade! E quem estava na casamata vermelha, eu pergunto para os amigos?

Sim, este mesmo cidadão que assumiu o mesmo cargo em 2010. E que provocou a maior brochada na torcida rubra desde que estávamos esperando uma solução para a lateral-esquerda e apresentaram o EROS PÉREZ, do qual Dom Elias Figueroa era avalista.

Todo esse relato quer dizer o seguinte: eu só acredito um pouco, BEM POUCO, no Celso Roth, quando a tarefa apresenta-se impossível. E ser campeão da Libertadores com o Alecsandro de centroavante se enquadra nesta categoria.

Pula que é gol do Sóbis!

11 comentários:

Mau Haas disse...

Lembra o que falei pra ti e pro teu pai no dia seguinte da contratação do "homem do bigode invisível" - valeu Fabin!...?
O mais legal é isso: vai ter um momento (e já teve, como mostra o texto acima) que vcs vão achar que "desta vez vai!". SÓ QUE NÃO VAI, AMIGO!
Celsão é o cara mais zicado do Cosmos! O que ganhou, ganhou, o que não ganhou, não ganha mais. Uma Libertadorexxxx? Rá, rá, rá... vcs tão MALUCO!
O cara teve um Brasileirinhas na mão, 12 pontos, liderança absoluta, a galera só no retrovisor, e deixou escapar.
Vou repetir: vcs chegarão na final da Libertadores, contra LaU. Estarão com o caneco nas mãos, dentro do Beira Rio, o empate basta, 1 a 1 aos 46,5 do segundo tempo. Aos 47 alguém faz um gol contra, ou o Mendez mete um Bronckrost lá do meio da calle e a parada termina.
DEU!

Fabio - Arena Vermelha disse...

auhauhauhauhaauahuauha

um dos teus melhores textos, meu..

"Foda-se o determinismo histórico e os gélidos e desalmados números e fatos. " Assino embaixo.


na epoca, tb era pia e "com 11 anos de idade, GRENAL no Olímpico meu pai não me levaria nem se valesse o título definitivo de “quem é MAIS MELHOR, Inter ou Grêmio”) " nao fui no olímpico,

mas no 1 a 0 tava la. CACHAÇA ETERNO...


Acredito tb, mais que um pouco no roth..

chegou a hora...

e o mau vai chupar essa manga


abss

Felipe Conti disse...

HAHAHAHHAHAHAHAHAHAA, comentaristas do Grenalzito a mil por hora!

Fabio: resolvi me inspirar em ti e dar uma chance ao meu lado torcedor otimista!
Mas bah véio, tu tava no GRENAL de 97?!?!! Imagino a loucura que foi, vou colocar uns vídeos que eu achei daquele jogo, a torcida enlouquecida, muito bala!
e o mau vai chupar essa manga [2]³


Mau: Olha tchê, analisando friamente, não acho que o Inter consiga passar do San Pablo. Vou torcer pra caralho, acreditar até o fim, mas se me pedissem JORNALISTICAMENTE pra analisar, daria 55% a 45% pro Sanpablito...
Se TU, que vai secar, tá achando que a gente passa, tamo bem!!!
E sobre o brasileirão, em 97 o Inter tinha fácil o segundo melhor time do Brasil, era pra ter feito pelo menos a final contra o Vasco do Edmundo (que na época estava iluminado!)... Por isso acho que a situação com o Grêmio em 2008 foi um pouco diferente. O Juarez tirou leite de pedra, chegou onde dava... Mas concordo que com 12 pontos na frente, naquela altura do COTEJO, um treinador mais AGREGADOR tinha levado facilmente.

E quem acertará um petardo aos 47 e meio do segundo tempo será ALECcONE, o inominável, e comemorará abraçado à Roth! Gabiru Feelings!
Abraços!

Fabio - Arena Vermelha disse...

Historico,

fui eu e o pai.

na epoca, nao era socio e tavam trancando tudo os portao, consegui entrar soh com bola rolando...

auhauhauhahua mas valeu..

temos que fazer uma reuniao/pauta para a cobertura tisserand da copa.. ops, a copa se fue... auhhuaauhuahua

quem sabe em 2014 no brasil...

abs

Felipe Conti disse...

Ou a Copa América do ano que vem, na Argentina! Manda o Guilherme abrir o bolso e pagar uma viagem Tisserandica, que aí a gente cobre o evento de lá mesmo! hahahahaha

Mas e aí, te formou maluco?

Fabio - Arena Vermelha disse...

eh...

o abonado do Tisserand eh o guilherme mesmo.. uahuhahahua apesar de jornalista...


qto a me formar, soh 22 de janeiro..

entreguei o tcc, plenamente aprovado...

mas ficou duas disciplinas de projeto pra esse sem agora, soh pra ter aquela desculpa de tomar ceva na facul mais um sem.. aquela coisa..

abs

Felipe Conti disse...

Sí sí, normal...

Ps.: Notem que estamos mudando os assuntos para evitar ter de conversar sobre o Juarez Hoth... E pelo visto a janela não será antecipada... TÁ FEIO O TROÇO!!!

Mau Haas disse...

Cara, o Roth é o maluco que mais rende pauta... vamos falar dele.

E qnto esse negócio de Copa América, pensei nisso hj. Li lá no Impedimento sobre a Copa e pensei: taí meu projeto 2011, ir pra Copa América.

Boralá?

Felipe Conti disse...

Também li lá! hehehehe... Bamo! Pra cima deles PERU!

E o Fabio deve ter lido lá também, já que até já ESCREVEU no impedimento (outro nível).

Abraço!

Fabio - Arena Vermelha disse...

Cobertura Grenalzito Tisserand na Copa América, já!!!

E o Bigode, hein? depois de um primeiro tempo terrivel, nos enganou bem no segundo....

qto ao impedimento, minha cunhada chegou de viagem e me presenteou com um exemplar dum diario argentino, nao tinha como passar em branco...

hahahah

Felipe Conti disse...

ahahahahah, isso ae Fabio, cobertura Tisserzito's DJÁ!

A parte colorada fica em Buenos Aires e arredores, e a parte gremista da equipe de cobertura fica na PATAGÔNIA!

Cara, eu NÃO ACREDITO que vou ter que escrever sobre o bom 4-2-3-1 que o Roth está montando... Só que tem uma coisa: contra ESTE Guarani, dá pra jogar com 6 atacantes! Em jogos À VERA, vai ter que marcar mais que ontem...

E O VITÓRIA MAU??? A sorte de vocês é que o Neto Beirola não tá mais lá! hahahahaha

Abraços!