terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Vergonheira

Com tudo encerrado, vale a pena voltar na semana passada para comentar o quão ridículo foi ver gremistas gritando “Mengo, Mengo” e colorados entoando o nome do rival durante sete dias.

Ouvi o jogo do Inter contra o Sport, na penúltima rodada do Br09. Quando terminou a partida, 2 a 1 para o Inter, escutei pelos microfones da rádio Gaúcha os primeiros colorados gritando “Grêmio, Grêmio”. Achei lamentável.

Na mesma transmissão, segundos mais tarde, ouvi torcedores gremistas, dentro do Olímpico, gritando “Mengo, Mengo”. Depois teve escudo do Grêmio transformado em escudo do Flamengo, e vice-versa. Vergonheira!

Eu queria que o Inter não fosse campeão. O melhor, no meu íntimo gremismo, era ver o Inter empatar no Beira Rio com o Santo André e o Grêmio ganhar do Flamengo no Maraca. E o título fosse pra quem tivesse que ir.

Mas não gritei Mengo, não vesti camisa rubro-negra, não passei e-mail com os tais símbolos, nem propaguei a campanha “Entrega, entrega”. E vibrei quando o Grêmio abriu o marcador no Maracanã, assim como lamentei quando o Inter fez cada gol no Beira Rio.

Senti um alívio imenso quando o Flamengo virou e o Inter perdeu o título que foi seu durante 1 hora e 10 minutos. E acho que o Grêmio devia, como fez, aliviar pro lado dos cariocas para preservar a rivalidade, a história, a tradição, a instituição.

Veja bem: ALIVIAR.

Para o Grêmio, como clube, seria péssimo uma vitória do Inter neste Brasileirão. O Inter já terá um 2010 de muito mais expectativas, com chances boas de conquistar a Libertadores, quem sabe o Mundial. E se fizer isso, terá igualado o número de Libertadores que tem o Grêmio e passará o número de conquistas Mundiais.

Esse é o futuro mais terrível para qualquer gremista imaginar. Mas poderia ser pior se o Inter tivesse encerrado 2009 com o Tetra do Brasileirão. O tri está alcançável ao Tricolor. O Tetra livraria duas taças de vantagem, algo quase irrecuperável.

Por isso o Grêmio acertou em não jogar com toda força contra o Flamengo. E acertou em pedir pra gurizada correr, fazer por onde e jogar com DIGNIDADE (a palavra mais ouvida nos últimos dias).

Agora, pra que fique bem claro: gremista vestindo, cantando, ou torcendo para o Inter descaradamente ou ao contrário, é lamentável. Não é que eu ache que a rivalidade tem que ser briga, morte. Que colorados e gremistas não possam se falar.

Mas a rivalidade, pra ser sadia, tem que existir. E a partir do momento que um abdica de torcer contra o outro, que mendiga pontos do rival, que sua massa comemora, vibra com um gol do arquirrival dentro de sua casa, a rivalidade diminui deixa de existir, vira qualquer outra coisa.

Um comentário:

Felipe Conti disse...

Muito bom! Mas muito coerente...hehehehehe