domingo, 6 de dezembro de 2009

Paulos

Depois de apostar 2009 em PAULO Autuori, O Grêmio colocou as fichas de 2010 numa certeza, que é PAULO Paixão, e numa tradição/aposta, que é a de elevar técnicos com potencial ao nível de melhores do Brasil.

PAULO Silas, a opção B para treinar o Imortal em 2010 – Adilson Batista era o preferido – pode dar certo. Aliás, tem chances boas de dar certo. Seu histórico no Avaí, mostra, principalmente, muito trabalho, humildade e capacidade de unir o grupo em torno dum objetivo.

Lembro do início do Catarinense 2009. Silas, com o Avaí, era uma potência no estado. Favorito ao título, utilizou o certame (que tal essa, Tchê?) para testar formações. Contra o Brusque FC, num jogo que eu estava sentado atrás da goleira, ele começou a desenhar a formação que levaria o Avaí a campanha surpreendente do Br09.

Naquele dia, sem imaginar que em 2010 o homem seria treinador do Tricolor, passei por ele, dei um tapinha nas costas e mandei o tradicional "bom jogo, professor". Concentrado, ele voltou-se para mim e agradeceu.

Silas vinha mudando o time, tentando o 4-4-2, 3-5-2, e naquela noite botou em campo um 3-6-1 (que frio na espinha), com Medina, jovem ala-direito, jogando bem aberto, fazendo as ultrapassagens. Medina acabou com aquele jogo, mas perdeu força para o Maletão 2009.

Apenas me lembrei deste fato. O time do Avaí deste ano foi muito mais que uma boa ultrapassagem pela direita. Tinha marcação, articulação e grupo fechado. Lembro do Avaí ganhando fácil do Grêmio na Ressacada, num jogo em que o Tricolor foi sofrível e, logo após a partida, recordo de Silas falando que o objetivo continuava sendo NÃO CAIR de volta para a segundona. E ele conseguiu levar este discurso adiante, incutiu isso na mente dos jogares e até da torcida, sempre eufórica. Acabou levando o time para a Sulamiranda 2010, na frente do Grêmio, inclusive.


Acho que Rospide seria a aposta ideal pelo seu histórico dentro do Clube, por sua postura firme, por seu jeito de ver futebol, virtudes evidenciadas na semana passada, quando tive uma aula com ele lá na Perestroika, em POA, no tal curso que o Grenalzito tá me pagando.

Lá, Rospide deixou claro que ficou decepcionado pelo fato de não ser efetivado, mas mostrou humildade, dizendo que faria o trabalho de auxiliar, ou qualquer outro, com todas as suas forças, com o maior empenho possível. "Já deixei minha primeira impressão. Já deixei a segunda. Não sei quantas terei que deixar para ser efetivado", disse.

Entre outras coisas, Rospide também evidenciou sua prioridade pela defesa e definiu o futebol atual como um jogo em que "quem errar menos, vence". Gosta de treinos no limite, de jogar com centroavante fixo, que faça pivô e cabeceie bem, e exige que os armadores e laterais cruzem bolas insistentemente para dentro da área.

Então, quem sabe, unindo Silas, Rospide e Paixão, que dispensa comentários, teremos uma comissão técnica agregadora, de grupo, com ideia de futebol pegador, viril. Tudo que a torcida gremista preza.

Ideal mesmo seria que o contrato de Silas tivesse uma cláusula obrigando a contratação de Marquinhos. E que o contrato de Marquinhos obrigasse a contratação de Léo Gago.

2 comentários:

romulo disse...

Ó o Paixão carregando o Alecsandro no ombro


uhahuauha

Mau Haas disse...

hahahaha... muito boa a legenda, Romulo.

Poderia ser o Thiego, mas ele já foi embora...