terça-feira, 22 de setembro de 2009

A questão é: tá certa a direção em esperar?

Fiz o questionamento do título em 22 de abril deste ano, há exatos cinco meses. Era sobre Autuori e não precisaria explicar, mas estou com paciência.

O Grêmio tinha finalmente demitido Celso Roth após um ano à frente do comando do vestiário. A maioria da torcida queria Renato Gaúcho para substituí-lo. Marcelo Rospide, o interino, comandava o time de tico duro, invicto, levando o esquadrão adiante na Libertadores.
A direção não quis Renato, cogitou Geninho e optou esperar por Paulo Autuori. Este, lá do mundo árabe, desconversava, dizia que tinha contrato a cumprir com o Al-Guma Coisa e que cumpri-lo-ia.
Eu, aqui no Grenalzito, respondi a pergunta lá de cima antes dele ser anunciado oficialmente:

Sim. Mas como diria um amigo: "pra ganhar uma coisa, às vezes é preciso abrir mão de outras".

Esperar por Autuori só pras quartas-de-final da Libertadores é abrir mão de dar prioridade à Libertadores. Pode o Grêmio ser campeão com três técnicos diferentes durante a Continental? Pode. Mas é tão provável quanto se efetivasse Rospide no cargo.

Mesmo assim o Grêmio acerta porque terá um treinador capaz de pensar o time para o Brasileiro 2009 e 2010. Ganha um treinador capaz de mudar um jogo, capaz de fazer a leitura correta da partida, capaz de não brigar com os melhores do time, capaz de não pipocar na hora de uma decisão ou de um clássico.

Hoje, em 22 de setembro, leio no noticiário que Jadilson, Joilson e Makelele estão fora dos planos, porque Paulo Autuori começa a pensar em 2010.

Muitas conclusões e outras mil suposições podemos tirar só do título da reportagem. A primeira é que o treinador gremista viu, finalmente, que Joilson não vai. Sei, sei, eu pedi o Joilson na lateral-direita do time, mas não conhecia Mário Fernandes e sempre pensei ser melhor usar um jogador da posição do que improvisar qualquer outro. E depois Joilson ganhou chances em metade das posições do time. Não vingou em nenhuma.

Quanto a Jadilson, Autuori viu o que deu pra ver no Gauchão. Jadilson é varzeano. Joga como um guri irresponsável. Tem habilidade, tem velocidade, mas não é jogador, é peladeiro.

E Makelele é esforçado. MUITO esforçado, voluntarioso, e eu gosto disso. Não sei se precisava dispensar, mas igual ele se acha outros por aí. Não fará falta em 2010.

Nesta barca aí devem ir mais alguns. Eu dispensaria Fábio Santos, apesar de eu não achá-lo TÃO ruim quanto a maioria acha. Deixaria ir também El Ciclón Perea para que o Negão seja feliz perto de su mamá e seu companheiro de posição Ricardo, que chegou e até agora não fez nem um joguinho sequer. Não deve ter a qualidade esperada, a não ser que esteja machucado.

São as conclusões imediatas.

Podemos ver também que a direção está mostrando que pode se redimir das “cabacisses” do início do ano. Planejar desta maneira, com meio ano de antecedência é vanguardismo no Grêmio.
Só resta a los jugadores que se empenhem ao máximo para conquistar a vaga na Copa Libertadores de América. Sem ela em 2010, “gastaremos” um grande time em competições menores. Importantes, porém, menores.

Ainda seria FUNDAMENTAL implementar o Plano Victor.

INDISPENSÁVEL também seria pagar a milha e meia de Euros para segurar Maxi Lopez, dar mais um ano a Tcheco, guentar Adilson, Magrão, Mário, Collaço, renovar com Lúcio, Rafael Marques, trazer um patrón pra zaga (porque sei, mesmo incorfomado, que Réver será vendido).

Souza já é nosso, Rochemback igualmente. Túlio pode ficar, Jonas DEVE.

A partir daí, começariam as contratações. O futuro pode ser promissor, pelo menos visto do prisma desta noite chuvosa e paumolecida.

10 comentários:

Felipe Conti disse...

Acho acertadas as três dispensas. E mais acertada ainda a atitude de entregar o planejamento ao Autuori já em 2009 para 2010.

Mas a direção só está fazendo isso em função do time continuar com possibilidade de vaga na Libertadores 2010. Não te ilude Mau, presta atenção em que momento essa notícia de planejamento está saindo: quando o time está bem, com duas vitórias enfileiradas. 15 dias atrás não havia planejamento 2010???

O futebol brasileiro é decidido única e exclusivamente dependendo do resultado de campo. Lógico que isto é importante, o mais importante num clube, mas tomar decisões a partir de um gol (feito ou tomado) é muito amadorismo.

Má bueno, já meti demais o bedelho nos assuntos do co-irmão...

Abraço!

Mau Haas disse...

é o que eu quis dizer com "Só resta a los jugadores que se empenhem ao máximo para conquistar a vaga na Copa Libertadores de América."

Se não tiver Libertadores ano que vem, tudo mudará e este planejamento será descartado...

Mas tu pode ta certo (e provavelmente ta). Ou nao, oprque Makelele e Jadilson, por exemplo, já nao jogavam há Eras. Quem sabe este planejamento ja vem sendo planejado há mais tempo.

Mau Haas disse...

Cara, acabei de fazer um Simulão lá no globoesporte.com.... pra o Grêmio pegar G4 terá que pelear muito, terá que ser imortal outra vez.

A briga será de foice.

E pro Inter perder o título, o Parmera terá que ser competente.

No fim deu o seguinte:

PAL - 71
INT - 70
SP - 67
GRE - 66

ATM - 64
GOI - 62
COR - 62
FLA - 60
VIT - 58
CRU - 58
AVA - 58
SAN - 57
BAR - 46
CAP - 45
COx - 44
BOT - 38

NAU - 33
STA - 30
SPO - 27
FLU - 25

Anônimo disse...

Serei obrigado a deixar meus cálculos matemáticos de Tristão Garcia!!!

Inter 74
SãoPau 72
Goiás 70
Palmei 68

Grêmio 66
Flamen 59
Atl-MG 59
Cruzei 58 Avaí 52
Corint 51
Baruer 50
Vitóri 47
Santos 47
Atl-PR 46
Coriti 45
Flumin 41

Botafo 40
Náutic 36
StoAnd 34
Sport 31

Vai ser bom ver os bambis de VICE!!
ST

Felipe Conti disse...

Dei uma olhada nas rodadas que faltam pro Inter e calculei o mesmo número que tu Mau, 70.

O campeão desse ano deve fazer entre 70 e 73 pontos... No máximo 75. E ainda tem um São Paulo x Inter, no Morumbi... Pode ser o "jogo decisivo"!

Acho que os números de libertadores do raphinha tão mais COERENTES, pq dificilmente dois times na dezena do 60 estarão entre os 4 primeiros. Pro Grêmio pegar a quarta vaga precisa fazer entre 67 e 69 pontos, com 66 acho brabo.

Agora chega de falar sério: vocês são uns FANFARRÕES heinhô??? Na tabela do Mau o Grêmio tá na Líber 10 e na do Raphinha o Fluminense miraculosamente escapa do rebaixamento!

Vou simular uma em que o Inter fará 82 pontos!

Abraço!

Mau Haas disse...

hahahahahah.... mas convenhamos, tá mais pra Grêmio em 4º do que pra Flu escapar... hahaha

Fanfarrice pura!

Fabio - Arena Vermelha disse...

ta mais pro gremio campeao do que o flu escapar....

ta loco...


quer dizer, não é pra tanto... aahuuahuauha


abs

Rapha. disse...

Olha, um é tão impossível quanto o outro.

Ô Mau, ainda coloquei que vcs ganham o Grenal...

E quanto ao Flu, eu não simulei nada além do que um time que queira REALMENTE sair tenha que fazer...Perdeu pra Cruzeiro, Goiás, Inter, Palmeiras, mas ganhou de Santo André, Sport, Galo, Furacão, Avaí e Vitória, as quatro últimas dessas, EM CASA. Não é nada impossível, diante da mediocridade desses outros adversários também..De 13 jogos, temos OITO em casa. Nossa tabela é a mais amiga, entre todos lá de baixo. Todos os outros da zona pegam todos do G-4. E duelam com a gente, fora de casa.

É esperar pra ver...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

ehhh maurii...
diretoria pensando no ano que vem..... eles investiram esse ano..qualificaram o grupo....eu axo que tao fazendo as coisas certinhas. Coloca a piazada quando tive oportunidade...

A folha salarial mostra isso,que passo de mais ou menos 1 milhao de reais do ano passado pra quase 3 milhoes esse ano!!!
Como tu cito eh um time pro resto do brasileirao e principalmente ano que vem...
Eu axo que vale a pena espera com entusiasmo..até porque o futebol tah melhorando.

Nao fiz o simulao...mas axo que podemo chega ali na rabetinha do g4....