Por enquanto vamos relembrar o último GRE-NAL, pelo Brasileirão de 2008, no Gigante. "El Cabezón" mostrou como deve se portar um legítimo craque em jogos dessa magnitude. Em clássicos assim ídolos surgem (Fernandão e Fabiano, pra ficar nos mais recentes) e como D'ale já tinha a experiência de vários River x Boca na carreira, sabia que o momento de chamar a responsabilidade havia chegado. O resultado está no vídeo!
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Semana GRE-NAL
Por enquanto vamos relembrar o último GRE-NAL, pelo Brasileirão de 2008, no Gigante. "El Cabezón" mostrou como deve se portar um legítimo craque em jogos dessa magnitude. Em clássicos assim ídolos surgem (Fernandão e Fabiano, pra ficar nos mais recentes) e como D'ale já tinha a experiência de vários River x Boca na carreira, sabia que o momento de chamar a responsabilidade havia chegado. O resultado está no vídeo!
Entrando de sola

Sei, saí atrás aqui no Grenalzito. Três postagens coloradas e eu ainda de férias. Mas já mandei chamar o trio Renato, Jardel e Alcindo "Renegado" Bugre Xucro pra dar um gás lá na frente e emparelhar a peleja.
Quer saber como anda o Grêmio neste início de ano? Beleza, vamos aos fatos.
Jogos oficiais: 2
Vitórias: 1 (Grêmio 5 x 0 Esportivo)
Empates: 1 (Inter de Santa Maria 1 X 1 Grêmio)
Gols
2 do Ruy
1 do Alex Mineiro
1 do Tcheco
1 do Jonas
1 do Souza
Assistências
1 de Fábio Santos
1 de Alex Mineiro
1 de Ruy
Os outros gols foram de pênalti ou falta - vou convocar uma reunião com a equipe Grenalzito para ver a possibilidade de implementarmos a categoria "Falta sofrida" e "Pênalti Sofrido", no caso deles resultarem em gol.
E, já que estamos falando de Gauchão, nossos únicos objetivos no "cafezinho" deste ano é ganhá-lo e adquirir ritmo pra maior e mais importante competição do futebol mundial, a Libertadores.
Pude ver pouco destes dois primeiros jogos. Assisti o segundo tempo da estreia em Caxias, pela TV. Cruzava a Serra Gaúcha de férias e dei um jeito de descansar por volta das 17h daquela tarde. Vi o Grêmio desentrosado, um pouco lento, mas peleador, como sempre e como TEM QUE ser.
No segundo confronto estava na Serra Catarinense, ainda viajando. Mas, pelo que vi depois, nos compactos, o entrosamento melhorou, a espinha dorsal com Victor, Réver, Magrão, Tcheco e alguém lá na frente se lembrou como era em 2008 e sustentou o time.
Ruy, que antes chamava mais atenção pela cabeça, pode reviver a história do lateral-esquerdo Lúcio. Chegou desacreditado, dispensado e jogou muito, sempre chegando forte na frente e fazendo gols. Inclusive em GRE-NAL.

Buenas. Do passado era isso. Hoje chegou Herrera.
O "Pibe" voltou mais forte, um pouco mais gordo e com a velha gana de sempre. O que espero dele? Que os erros fiquem apenas no nome. Mais gols, Pibe. Mais gols.
Do próximo jogo, contra o Novo Hamburgo, ali, encostado na capital gaúcha, espero o tal "jogo da consistência", que sempre acontece no início do ano. Aquela partida pro Grêmio jogar bem, com naturalidade, trocar passes, girar, tabelar e fazer uns 2 a 0, meu palpite.
Temos o provável desfalque de Alex Mineiro. Será poupado pra não se machucar mais adiante. Reinaldo, que parece ser bom apenas quando entra no decorrer do jogo, forma com Jonas a dupla de ataque.
O resto é resto. 3-5-2 será o esquema até que o time esteja ganhando por 2 a 0. Depois Roth muda pro 4-4-2 pra testar. E assim vai ser por enquanto.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Boa (velha) surpresa

Rentería 2009
Não só pelo gol de falta "a lá Zico" (até parece que essa comparação é real, o Saci 2009 bate MUITO melhor na bola que o Galinho de Quintino!!!), mas por ser o único jogador que colocava a bola no chão, girava com ela no meio de campo e tentava fazer o time rodar e jogar. Se não fosse ele em campo o título do post de hoje seria "O Chutão"! Se a torcida não pegar muito no pé do bruxo do Abelão, Andrezinho pode muito bem ser opção para mudar o ritmo das partidas. Ele, o Marinho, o Giuliano... Elenco tem, precisa é de VARIAÇÃO. E não só de peças, de ESQUEMA TÁTICO também.
Números do Inter na temporada:
3 Jogos
1 empate (Inter 0 x 0 Santa Cruz)
2 vitórias (São José 1 x 3 Inter; São Luiz 0 x 1 Inter)
Gols
2 Taison
1 Marcelo Cordeiro
1 Andrezinho
Assistências
1 Magrão
1 Marcelo Cordeiro
Ps.: Errei o placar mas acertei a "coluna"! Melhor que nada...
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Previsão - São Luiz e INTER

Primeira chance como titular para "Mike" Taison na temporada
Desfalques diversos, mas esquema mantido. Hoje poderia ser a chance de Tite arriscar um pouco mais, entrar com um time leve no meio e laterais mais propensos ao ataque do que a fechar a "linha de quatro" com Bolívar e Marcão. Mas vamos de novo com os quatro atrás, mais três jogadores com características defensivas no meio, mesmo que Rosinei e Magrão tenham "liberdade" para auxiliar na criação. O triste da noite é que Marinho sentiu uma lesão nos treinamentos e não poderá estrear. O garoto das categorias de base do Fluminense anda apavorando nos treinamentos e seria um parceiro ideal para Taison e Nilmar, o ataque de hoje. Quem ficará encarregado da armação do time será Andrezinho, que já se mostrou um jogador irregular, alternando bons e péssimos momentos.
Se a dupla de ataque funcionar como no segundo tempo contra o São José, na última rodada do Gaúchão, os dois vão se firmar no ataque, empurrando Alex para terceira função do meio de campo, com D'alessandro na armação. É o que a torcida pede, porém o esquema de jogo terá de ser adaptado, já que Guina e Magrão estão acostumados a jogar com um homem de meio campo na sobra da marcação - função exercida anteriormente pelo capitão Edinho. Mas a hora de testar é AGORA, no gaúchão!
Provável escalação:
Lauro; Bolívar, Danny Morais (na vaga de Índio), Álvaro e Marcão; Maycon (no lugar de Paulinho), Magrão, Rosinei (no lugar do capitão Guiñazú) e Andrezinho (substituindo o expulso D'alessandro); Taison (vaga do também expulso Alex) e Nilmar.
Provável placar: (todo jogo terá o chute do placar, pra ver até o final do ano quantos resultados o "Milton Neves" aqui acerta!)
2x1 pro Colorado, e o Nilmar guarda o primeiro do ano!
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Chances
Habilidade, irreverência e raça: síntese do espírito colorado no ano do centenário!
Gaúchão e a discórdia - estaduais ainda são relevantes? Muito contestável, mas não dá pra negar o "charme" das competições no interior, em estádios pequenos e com torcida e alambrados em cima dos jogadores. Se bem que o charme no RS apareça em forma de pauleira, carrinhos por cima da bola e campos embarrados e esburacados. Como diz o D'alessandro, "é muito parecido com o campeonato argentino"!
As datas são absurdas, as fórmulas muitas vezes são confusas (a desse ano, imitando o carioca, até que não é das piores) e os clubes quase sempre tratam como um aquecimento, ou um laboratório para a temporada que apenas começa. Se perdem. Se ganham é a maior competição do planeta! E outra "cousa": imagine ficar sem os estaduais em janeiro! Sem futebol de dezembro a fevereiro! Calcule se as mulheres ficassem sem novelas por dois meses. Pense no nível de irritação das pequenas...
Portanto estes meses deveriam ser efetivamente de oportunidades para jogadores que necessitam de ritmo, de rodagem. Além de ser o momento perfeito para testar alternativas de jogo, esquemas táticos diferenciados. Pois veja. O Inter contratou jogadores (Marcelo Cordeiro, Michel Alves, Arílton, Marinho, Giuliano, e provavelmente Kléber) e promoveu alguns da base (Sandro, Walter, Talles Cunha, Juliano, Marquinhos). Se o campeonato gaúcho não for a hora de experimentar os novos nomes, não sei quando é!
E nem acho que essa decisão seja exclusiva do treinador. O departamento de futebol deveria ter uma política de "experiências de verão". E claro, aguentar as pressões caso os resultados não fossem imediatos... Só que Tite tem alguns problemas. Os garotos estão na seleção sub-20, jogando muito inclusive, além da famosa "pressão": se perder o estadual já fica com um pé na contramão da Padre Cacique. Mesmo assim acho que Marinho, Taison , Marcelo Cordeiro, entre outros, merecem oportunidades como titulares em alguns jogos desta primeira fase. E o esquema com 3 zagueiros poderia ser testado, só em caráter experimental. Temos laterias no elenco agora, e zagueiros que sabem jogar na sobra (Álvaro, Danny Morais, Bolívar).
O lance é que no Gaúchão desse ano vamos ter pelo menos dois GRE-NAIS! E com isso a torcida simplesmente esquece todo o resto. O clássico vale tudo, seja ele pelo Brasileirão ou pelo Efipan!
As experiências são válidas, MENOS na peleia gaudéria!
Números do Inter na temporada (Serão atualizados constantemente):
2 Jogos
1 empate (Inter 0 x 0 Santa Cruz)
1 vitória (São José 1 x 3 Inter)
Gols
2 Taison
1 Marcelo Cordeiro
Assistências
1 Magrão
1 Marcelo Cordeiro
Amanhã uma análise - além da tentativa de "previsão" de resultado - do próximo jogo do Colorado gaudério, São Luíz de Ijuí e Inter, lá em "São Luíz". Só pra soltar a primeira flauta do blog, esqueci de comentar: o primeiro post individual, e principalmente falando de campeonato gaúcho, deveria ser feito pelo atual campeão da competição! Nada mais justo...