segunda-feira, 18 de julho de 2011

A grande chance

Na edição mais recente da Revista Placar há uma matéria sobre Pep Guardiola. O texto excelente e recheado de informações curiosas trata de tudo que Josep Guardiola i Sala representa para o Barcelona. E para o povo basco.

Li, fiz anotações, reli. Escreveria aqui no blog sobre como o Grêmio perdeu a chance de criar algo verdadeiramente seu ao mandar Renato Portaluppi embora.

Pois veja: Guardiola é nascido em Santpedor, pequeno povoado basco. Trás consigo, encrustrada no DNA, a chancela blaugrana. Ingressou nas canteiras barcelonistas com 13 invernos nas paletas. E por uma CONFLUÊNCIA DOS ASTROS, foi alçado aos profissionais por ninguém menos que Hendrik Johannes Cruijff. O tal de "Cróifi".

Este holandês narigudo que fuzilou Luís Pereira, Zagallo e Leão em 74, moldou o estilo de jogo catalão na década de 70. Moldou não, CRIOU um jeito de jogar próprio do time azul e grená. E no início dos anos 90, treinou o Barça que ficou conhecido como Dream Team. Pep estava lá.

Campeão da Champions em 92, foi por muitos anos o capitão e cérebro da equipe. Segundo Cruyff, sem sua inteligência não teria nem chegado ao profissional. Segundo seus colegals de time (Rivaldo incluso), já era técnico desde os tempos de jogador.

Hoje Guardiola é o entrenador de los culés há três anos. Empilha títulos. Mas acima disso, engendrou um time monumental. Uma equipe que joga como o Barça de Cruyff nos anos 70, do próprio Pep nos anos 90 - e que já encontra em Xavi um sucessor natural. Uma filosofia de futebol. Apostar na base, toque de bola, três atacantes. Mas muito além do formulismo barato, entender o que representa ser catalão. Mesmo que tu sejas nascido em Rosário.

Depois disso eu diria que o Grêmio tinha em Renato a história, o estilo, a característica do "ser gremista". Ou pelo menos eu entendia que sim. E que ao mandá-lo embora, também estava se desfazendo de uma possibilidade de grandeza. E pior, a possibilidade de ser grande em confluência com a história FILOSÓFICA do clube.

E hoje, dia 18 de julho de 2011, o Sport Club Internacional faz exatamente a mesma coisa ao demitir Paulo Roberto Falcão, o maior jogador a trajar rubro e branco na história.

Jogaram a chance de ser Inter, na plenitude do que significa ser Inter, pela janela.

52 comentários:

Mau Haas disse...

CERRAREMOS as portas do Zitos!

os home fazem chacota de nosotros.

Gonçalves disse...

O momento é critico, bastante critico....cri cri cri

Gonçalves disse...

Que ídolos , que nada...esse nunca deve ter chutado uma bola de futebol, antes de ser treinador..e de quebra, não precisa nem saber o nome "dus mallandru!!!"

http://www.youtube.com/watch?v=saHGVi2GKdQ

Anônimo disse...

Hoje foi um dia daqueles de piadinhas, umas boas, outras normais mas na grande maioria sem fundamento. Totalmente sem fundamento por exemplo é acreditar que Falcão foi um erro, hoje ouvi de muitos que Falcão não sabe nada de futebol, e que quem treinava o inter era o Julinho, o Gênio Julinho, que depois que foi treinador adjunto do Inter virou "o cara" o cara que tava ensinando um pouco de futebol pro Falcão..... fala sério o Julinho ensinado o inexperiente Falcão, que não tem bagagem, que não tem cancha, que não tem história carajo...

Falcão perdeu para o Vasco no São Januário, escalando Indio e Bolivar na zaga, é culpa do falcão essa zaga, ele devia ter escalado Moledo e improvisado W. Matias no setor.

Contra o Curintia, Falcão merecia uma sorte melhor, fez tudo certo mas perdeu.

Contra o São Paulo, não vo falar do Nei porque de tão repetitivo pode parecer perseguição, e além do mais se não for o Nei que será o Lateral? mas Bolivar e Indio? e quem Luiggi escalaria nos lugares de Goulart e Alex, de atuações pífias ou do esforçado Gilberto Van Basten? Quem???

Falcão mostro pro idiota do Luigi que com esse elenco não dá, mas o Luigi com aquela panca, jamais admitiria, tanto que mando Falcão embora e já mando desembarcar 3 jogadores.

Gremistada é claro que o Inter está em crise, pois Só me faltava o Presidente colorado demitir precocemente o maior idolo, uma lenda viva do clube, e tudo permanecer em paz, como se nada tivesse acontecido.

Se eu encontrasse o Luigi hoje pela rua eu dava um tapão nazoreia dele tá ligado.

Vamo Inter.

Fabio - Arena Vermelha disse...

Ah, sei la.

Falcao, como tecnico, se nao fosse o falcao jamais assumiria o inter. nem deveria ter vindo...

agora ta esse angu desnecessario..

deviam ter mandando o nei embora junto com indio, bolivar, mathias...

Mau Haas disse...

hahahah... Fabio, o mestre dos comentários!!!! hahahah

F. Porra! disse...

Gonça, baita vídeo! hehehe, mas o Joel foi zagueiro do Vasco, e dizem, dos bons. Gonça Conselheiro Vitalício do Grenalzito, QUALQUER notícia de bastidor, por favor nos informe!
Quero sentir mais nojo ainda dessa direção, desses dirigentes de porra nenhuma, pra poder cada vez mais me apegar em ídolos como o Paulo Roberto Falcão.

Anônimo, é isso daí mesmo, tirando a parte do Moledo e do Mathias!!! hahahahaha... Nosso elenco é para ficar entre 10º e 7º lugares, só não vê quem não quer... E pelo que me consta, estamos em 8º! Luiggi (e boa parte da torcida) acha que pelos SALÁRIOS que pagamos, temos a OBRIGAÇÃO de estarmos em 2º ou 1º. Ora, nem se tu pagar 3 milhões/ano pro Nei ele vai conseguir centrar uma bola n'área! Daonde que inventaram que altos salários = craques??? Que o diga o Peñarol, que currou todo mundo com o Oliveira de maior salário (não devia ser mais de 20 mil reais).

Sei da tua opinião sobre o Falcão Fábio, apesar de não concordar (como discordava de ti sobre o título em 2009... hehhehe). Mas tu tocou no ponto certo: se deveríamos ter mandado 85% da zaga embora, porque a culpa seria do treinador? Mourinho faria o Nei cruzar, o Bolívar adiantar e o Mathias aprender a caminhar? Duvido muito.

Sigo indignado e com nojo. Mas quinta estarei lá, espremido na ressacada, mandando o Luiggi pra puta que pariu ele e relembrando de Bodinho, Escurinho e Falcão... VAMO INTER!

Fabio - Arena Vermelha disse...

Pois é, Felipe...

O problema nao é o Falcao, infelizmente..

Mas longe de ser a soluçao tb... O bom seria que nem tivesse vindo, evitasse tudo isso com o maior idolo da historia colorada...

faz parte...

sobre o nei, o bosta alem de ruim que da uma de pelé e abri o bocao... dae tem que tomar choque...

abs

F. disse...

Mas Fabio, ME DIZ, quem viria??? NÃO HÁ técnicos no mercado que agradem, infelizmente. Não havia quando da demissão do Roth e não há agora!

Falcão era a possibilidade da retomada de um espírito colorado de jogar bola. Pra frente, sem medo, com uma base que formasse jogadores com ESPÍRITO, sem se importar com imprensa, opiniões "de bastidor"... Mas ao que parece isso nunca acontecerá. Nunca mais seremos um clube com filosofia de futebol COLORADA.

Seremos como qualquer outro time por aí. Com um treinador qualquer, jogadores supervalorizados, brigas políticas e uma torcida que se deixa levar pelas opiniões externas (boas e más).

Eu sou um ingênuo e idiota torcedor de futebol. Quando via Falcão ao lado do campo, sentia a mesma coisa que sentia quando tinha 8 anos de idade e ouvia o Haroldo de Souza berrar "APARECE A ACADEMIA DO POVO...". Agora só vejo brigas políticas, discussões irrelevantes e talvez o Cuca...

Fabio - Arena Vermelha disse...

O ULTIMO ROMANTICO

hauiiauhaaiiahaa

qdo era pia, ouvia o haroldo tb... depois que migrei pra gaucha...

entendo tua inquietude em relaçao ao falcao... se ele por ventura desencatasse seria uma boa...

ele nunca foi um afundador de time, como o idolo do mau, mas nunca chegou perto de algo maior...

Nessa barca que ele pegou tb, nao teve muito o que fazer... Qdo assumiu sabia onde tava se metendo.. "nao existe mais bobo no futebol, amigo", como diria o galvao...

E querendo ou não, levou quase dois conto por pouco mais de dois meses de trabalho. No seu custo benefício, mais que bom.

sobre o cuca, ah, sei la. Acho que não iriam fazer isso. Que nem diriam os corneteiros do BV, o último apaga a luz..

F. Deprê disse...

hahahahha, tamo por essas mesmo...

Pois é, a barca tá furada desde o segundo semestre de 2010... pelo menos uns 8 jogadores deveriam ser demitidos, e continuam lá... UM ANO DEPOIS!

São Paulo e Inter passaram a década quase toda dizendo que eram diferenciados, que geriam o futebol de maneira diferente dos outros... This time is over! Tamo tudo na mesma VALA dos, como o Fabio diz, TIMES MÉDIOS! hehehhee

Vou botar minha camiseta do impedimento e ficar em depressão em casa por 99 dias...

Fabio - Arena Vermelha disse...

auhauahauuaua

Se o Galo for Grande e Inter e São Paulo "medios", o Tricolor da Azenha é Gigante...

mas, concordo sobre o pos bi da libertadores, o time afundou...

falar em impedimento, tu ja leu o texto a bomba de morungava, do ceconello? de se mijar de rir..

F. ImpedFabio disse...

Li! hahahaha, li esses dias, os caras começaram a linkar naquele texto do JESUS DE MUNHEQUERA! Que ia chegar de CHEVETTE!!!

Impedimento > Resto da imprensa mundial

Ps.: Tem um comentarista do Grenalzito que já escreveu por lá... ÍDALO! hahahaha

Fabio - Arena Vermelha disse...

ahiuhaiuhauiahuihuaia

pior q li pelo link do jesus de munhqueira tb...

Anônimo disse...

Cara não creio que eu vou ter que torcer pro time do Cuca, do famigerado que sofre de coitadismo, que vai armar o Inter com 3 zagueiros, não tendo nenhum que presta, é demais pra mim.

Felipe Conti disse...

Não esquenta Anônimo, tá vindo Jô, Sandro Silva e ALCIDES, além do nome do Renan já estar no BID e estarmos QUASE fechando contrato com a Andrade Gutierrez...

Que semana señores... que semana!

Mau Haas disse...

hahahahaha. que semana!

Mau Haas disse...

olha o Cucaindo...

Fabio - Arena Vermelha disse...

Mas olha soh....

F. Fim do mundo em 2012? disse...

Além do que disse antes, nosso técnico quinta será Osmar LOSS!!! Tu podia pelo menos ter um sobrenome tipo WINS heinhô Osmar??? Porra!

E olha aqui Maurício, nem vem querer tirar sarro! Vocês venderam o Neuton e o Julinho Mixaria está reativando a bomba CLEMENTINO!

Desliguem o DISJUNTOR do RS!

F. Parem as Máquinas! disse...

Fernandão diretor! ANÁPIO vice! Morreu o Clóvis Duarte do programa com a melhor abertura de todos os tempos, CÂMERA 2!!!! Cuca quase certo!!!!!!!

Sei lá, vão me dizer agora que a ESPANHA é campeã do mundo e que fecharam a CORÉIA do Beira-Rio!

Gonçalves disse...

impressão minha ou o Joe Pesci virou diretor?

Fabio - Arena Vermelha disse...

Fala em coréia, vcs viram que nos jogos militares foi o almir que colocou o hino da coreia...

ta louco...

F. disse...

JOE PESCI cara! Se for malucaço que nem o Nicky de Os Bons Companheiros, então tamos feitos! hehehhee

Fabio, tem que mandar o link do youtube junto pô! hehehehe

Abraço!

Fabio - Arena Vermelha disse...

bah, vi na sportv soh...

a louca era da coreia do norte e tocaram o hino da do sul....

dae depois, pediram desculpa e foi so ela pro podio, de novo...

ahauhauhaauhua

F. disse...

hahahhahaa

Kin Jon Il está com os mísseis apontados pros destroços do maracanã neste momento! Lembra do maluco CHORANDO durante o hino naquele Brasil e Coréia do Norte na Copa ano passado??? O nome dele, como dizia o Galvão, era "lá vem os coreanos..."!

Ingressos comprados pra amanhã! BAH QUE BALA, VEREI O FALCÃO!!! O_o

Carajo...

Gonçalves disse...

Bah...traz o relato alá grenalzito style, não perde nada (nem o jogo ..sic...), inclusive fica atento ao fora de jogo pra ver se algo ta acontecendo, olhos de aranha mode on.

Gonçalves disse...

O guardiola ai na ultima foto, ta parecendo um figurante daquele filme.."Quem quer ser milionário"

Fabio - Arena Vermelha disse...

esse gonça... hehehehhe

o fabin qdo vai a jogo geralmente o que mais perde é o jogo...

.

Mau Haas disse...

hahahaha... essa semana ta muito divertida!

F. i Sala disse...

OLHOS DE ARANHA Gonça, 'xá comigo! Relato em CHAMAS sobre o jogo, podem aguardar... Vou ficar berrando FALCÃO desde o momento que eu ultrapassar a ponte HERCÍLIO LUZ (SIC ns)... hehehhe

Realmente cara, o nome do Guardiola completo deve ser: Josep Guadiola i Sala MOHAMMED! hahhahahaha... e mais um detalhe da foto: o cara jogava com a camiseta PRA DENTRO do calção! Outro espécime de cidadão né gurizada, não essas pacas prenhas que fardam hoje em dia.

Ps.: pelo que eu sei, Fabin CACHORRO QUENTE NA ORELHA DA GURIZADA, confere?

Fabio - Arena Vermelha disse...

essa eh uma das maiores mentiras do mundo, felipe...

no "atirei o pau no gremio... e mandei tomar no...."

tava meio euforico, por assim dizer, na primeira fila da superior...

numa levantada abrupta, deixei cair o PLASTIQUINHO do cachorro na inferior....

dae a turma do amendoin se apegou...

F. Holmes disse...

HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAH

Mas tipo, tu é daqueles magrão que deixa TODO o recheio ir caindo no "plastiquinho"??? Se sim, aí considero que tu TACOU o bagulho na cabeça de algum desafortunado da NAÇÃO INDEPENDENTE! hahahahhaa Mas se bem que eu tô forçando a mente com RECHEIO em cachorro de estádio! É pão-salsicha-ketchup-mostarda falou!

Tenho que contar uma história de cachorro quente no MAC ÁURIO quando eu era piá, mas fica pruma próxima... hehehehe

Ps.: Mais alguém se ligou que o Anônimo é de JARAGUÁ DO SUL - SC???

Fabio - Arena Vermelha disse...

foda eh essa bancada do anonimo... uhauhahuahuahuuhahuuaauhuahau

Gonçalves disse...

Nã nã nã...nem vem, foi metade do hot dog seu safado, mas como tu chega chamando jesus de genésio te darei um desconto, lembra que nesse dia o jogo pegando (contra oi juventude?) e tu sentado lendo joranl?...mell dels..

Pô Felipe, só não me vai ficá naquela boca pobre do alambrado (foi tu ou foi o Mau?)

Valeu um post extend play no Arena te vira ae que as portas ..do Fabin..do Arena estão abertas.

Mau Haas disse...

Voltamos a ser o Grêmio do Silas. Voltamos a ser o Gr~emio do Odone. Sindrome de time pequeno. Respeito ao Figueirense. Vão se fudê, carajo!!! Meu Grêmio é foda, imortal, cuiudo, guasca, porradocaraio!!!!

"Julinho fica satisfeito com empate do Grêmio, mas ainda vê falta de compactação"

Pega e enfia o ponto junto com a compactação no teu olho do cu seu desgraçado!

JOGAMOS MUITO ONTEM!

Fabio - Arena Vermelha disse...

ai ai ui ui

ouvi dizer que, pelo futebol apresentado, mereciam 7 a 0 de novo... ou 7 a 1, sei la...

Mau Haas disse...

sim, desta vez pro fiGAYra, como essa anta-gorda aqui botou no jornal naquela ocasião.

F. Carlos Gamarra Vive! disse...

Feito Gonça, tentarei chegar cedo! hahahaha

Grohe pegou o pênalti com a perna! Baita defesa, muito difícil... só vi isso do jogo... mas pela indignação, tá osco o baguio por lá também... hehehehe

Se liga nisso: Julinho revela “dúvida gostosa” entre Collaço, Lúcio e Escudero!!!! HAHAHHAHAHAHA Dúvida gostosa é entre a Ellen Roche e a Camila Pitanga!!!

PARAGUAY CARAJO ALBIRROJA EN LA DECISIÓN!!! 5 empates em 5 jogos! Time mais MACHO do planeta, sem sombra de dúvidas. San Justo vai erguer a taça domingo, ANOTEM!

Fabio - Arena Vermelha disse...

Buraco do amor...

F. Molhado disse...

HAHHAHAHAHAHHAHAA

Poltrona 47, como que era essa???

Caras, caindo o MUNDO EM ÁGUA aqui em SC... Mas vale tomar chuva por umas 4 horas, de pé, pra ver o Inter e o FALCÃO!!!!!!!!!!! Reputamadre que parió o irmão do Super Mário (Luigi, sacou?)

Conta essa história direito aí do figuera Mau (só pra se achar, editor de esportes e o carajo!) hahahahaha

Abraços!

Fabio - Arena Vermelha disse...

ahiuahauhuhiauahiaha

tem o caso da "garrafa de coca cola" entre as pernas do BALOY


vo te dize...

Gonçalves disse...

Mell Dells...Falcão e Julinho se mereciam tsc tsc

Mau Haas disse...

contarei.

F. 2012 disse...

HAHAHHAHAHAHA

BALOY + garrafa de coca = ...

Pior que o DANIEL BALOY, ex-Inter, é capaz de jogar hoje pelo avaí... QUE FASE!

Gonça, Grêmio vai contratar o Falcão de diretor-executivo de Futebol!!!

E nós vamos demitir o Fernandão depois da Copa Audi e trazer sei lá... o DINHO!

Fim do mundo é logo ali!

Anônimo disse...

Ouvi o jogo do greminho ontem pela radio gaucha, pelo radio pareceu que o greminho teve 3 chances claríssimas de gol, quando cheguei em casa vi os lances pela TV,ridículo, mais um pontinho gremista na conta dos goleiros, esse é o greminho que eu conheço.

Luigi é o alvo do momento, vai levar o Inter sem técnico pra joga a Copa Audi, o torneio, que com certeza é uma ótima oportunidade pra divulgação da marca está nas mãos de Osmar Loser.

Luigi espera por Dorival, e eu só espero que Luigi não faça mais merda no meu Inter.

Mau Haas disse...

pô, Anônimo, se tu ouviu pela Gaúcha, ouviu meu protesto no intervalo..

F. disse...

Falou com o Lucianinho Mau??? Ontem ficamos trocando ideia com ele, gente finíssima!

E concordo com o Anônimo, RBS MENTE! hehehehe

O Loss tá no cartório agora, trocando o nome pra OSMAR WINS! Sugiro pra ele colocar um FATALITY no meio, pra ver se funciona... hahhaha

Abraço!

Anônimo disse...

Claro Mau que eu ouvi um gremista fazendo um protesto contra o Odone pró Renatão, emocionado, só falto dizer Carajo, hehehe, antes do protesto mandou um abraço prum tal de Marcolino de Itapiranga não foi? O pior é que o comentário posterior de alguém da gaucha, não sei de quem foi, foi um apanhado do que tu falou, que o greminho tava respeitando demais o figueira. mando bem, não tinha certeza se era tu mesmo por isso não escrevi nada ontem.

Mau Haas disse...

hahahaha... isso memo, anônimo! porra, alguém ouviu, carajo!

Antes disso eu tinha mandado o Odone tomar no cu ao vivo, olho no olho hahahaha

F. Vai daí Baldasso... disse...

HAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHA

O Mau é muito contra a empresa cara, manda abraço até pro anônimo e não manda pro GRENALZITO!!!

GRENALZITO MENTE!

E aí carajo, vai postar sobre o jogo de vcs ou não? Damas primeiro.

Mau Haas disse...

postarei. tava tao puto que só lembrei de falar bem do Renatão e xingar o Odono