quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O Caça Craques

**O texto que segue foi publicado no Jornal Município Dia a Dia, de Brusque, em 24 de dezembro de 2010**


Posição honrosa essa de volante. Volante de contenção. Não para o mainstream, não para os narradores, nem para as televisões, ou revistas, ou jornais, que costumam chamá-lo de "grosso", de "brucutu". Mas para o próprio jogador.

Boleiro satisfeito, pode ter certeza, é volante de contenção.

O cara tem que ser muito autossuficiente para jogar ali, entre a grande área da sua defesa e o círculo central. Protege a zaga como se fosse sua filha de 16 anos, predicado antigo do volante de contenção. E, hoje em dia, além "cão de guarda", começa o jogo, tem passe preciso, orienta o posicionamento dos companheiros. Vez ou outra até se arrisca ao ataque, é elemento surpresa. Até faz gol.

Pedro Ayub Julião Júnior, aos 33 anos, volante do Brusque, é espelho da posição. Isso porque todo volante tem que saber seu lugar, tem que ser humilde o suficiente para aparecer pouco, e orgulhoso o bastante para mostrar quem manda no território. Um volante de verdade, como Pedro Ayub, não se importa em passar 90 minutos apenas perseguindo um só jogador, ser o "caça-craques", como ele se definiu.

- Não tenho mais vaidade. Se o treinador pede pra eu anular o craque do time adversário, faço sem problemas. Importante é meu time ganhar o jogo. Eu não preciso aparecer, mas se ele também não aparecer, está bom. Um jogador diferenciado pode definir o jogo" - explica, deixando transparecer o sotaque do interior gaúcho, da cidade de Itaqui, onde nasceu.

Lateral de origem, Ayub fez a maior parte de sua carreira no futebol como volante. Em 2002, quando caiu nas mãos do técnico Hélio Vieira (aquele que treinou o Brusque no segundo turno do Catarinão 2010), jogando pelo Santa Cruz/RS, riscou a palavra lateral da carteira de trabalho e escreveu VOLANTE.

Como lateral foi jogador do Grêmio de 1996 a 2000, mas teve um desentendimento com o técnico Celso Roth (olha o Celsão aí) e sua carreira não decolou com a intensidade que se imaginava. No banco por muito tempo, acabou emprestado.

- Queria ser titular de qualquer maneira e acabei discutindo com o treinador. Passei quase todo ano de 99 sem jogar. Imaturidade. Hoje me arrependo. Coisa de criança - lembra.

O que não tira o adjetivo de "bom jogador" do currículo de Ayub. Depois do Grêmio, fez grandes jornadas em outros clubes (veja a ficha completa mais abaixo) e conseguiu, financeiramente, encaminhar bem o futuro de sua família.


Além da quatro linhas
Fora de campo, Ayub mostra outras qualidades. Cristão atuante, não é raro vê-lo distribuindo carinho e compaixão aos colegas de trabalho. Volta e meia presenteia um dos seus com uma chuteira aqui, um par de luvas ali e, pela maioria dos clubes que passa organiza com os companheiros de bola uma "caixinha" para fazer doações no fim de ano. Em 2010, como o grupo do Brusque se moldou há pouco mais de um mês, não deu tempo de fazer "caixinha", mas Ayub providenciou uma cesta básica gorda para os funcionários que fazem o dia a dia do Bruscão acontecer.

- São pessoas que fazem muito por ti, e às vezes não aparecem. Mas merecem - resume.

Na sua passagem anterior pelo Brusque, ainda no Catarinense-2010, jogou dois meses e meio, o time não estava bem, e uma proposta tentadora do Brasiliense bateu à sua porta. Ayub conversou com a diretoria do Bruscão, devolveu o dinheiro que havia recebido nos dois primeiros meses, abriu mão do que ainda teria para receber, e foi. Deixou as portas abertas e voltou.

Traços da personalidade deste volante que tem contrato com o Brusque até final deste ano. No time de Paulo Turra - com quem jogou no Caxias/RS - divide as funções de "volância" com Leandro Leite.

- Quando eu saio, o Leandro faz a cobertura. E quando ele sai, eu seguro mais. Quando o lateral sai pro ataque, o volante fecha o lado dele. Os jogadores de frente têm que decidir o jogo. Nós temos que dar segurança - ensina.

O futuro a Deus pertence
Não tem época marcada pra parar de jogar. Ayub costuma dizer que "o futuro a Deus pertence", mas sabe que tentará continuar trabalhando com futebol. Talvez treinador. Quem sabe empresário.

- Enquanto meu telefone tocar pra eu jogar, e eu tiver saúde, vou jogar.

No fim da conversa, o volante faz um pedido a todos: colegas, imprensa, torcedores.

- Vamos tornar o Brusque maior, e vamos crescer todos juntos. Vamos marcar nosso nome no Brusque. É um ano com muitos jogadores de qualidade. Temos que fazer uma família e buscar títulos. Temos um calendário, uma base, vamos dar continuidade ao sucesso.

No Brusque, Ayub é uma das lideranças. Na foto (tirada por Thiago Andrade) aparece treinando com Aloísio Chulapa

Ficha técnica

Nome: Pedro Ayub Julião Jr.
Posição: Volante
Data de Nascimento: 15/6/1977
Naturalidade: Itaqui-RS
Títulos: Campeão Brasileiro Seleção Gaúcha (1996), Campeão Copa Dalto Menezes (2005) e Campeão Copa Emídio Perondi (2005)

Clubes:
1993-1997: Caxias-RS
1997-2002: Lerida-Espanha
1998-2000: Grêmio FBPA
2000: Brasil de Pelotas-RS
2001: Santa Cruz-RS
2002: Ipatinga-MG
2003: Vila Nova-GO
2004-2006: Novo Hamburgo-RS
2006: Avaí-SC
2007: Portuguesa-SP
2007: Brasil de Pelotas-RS
2007-2008: Avaí-SC
2009: Brusque-SC
2009-2010: Brasiliense-DF
2010: Chapecoense-SC
2010: Brusque-SC

9 comentários:

geoband disse...

P/ mim, o pilar de toda equipe vencedora é o primeiro homem. O jogador mais completo do time.

Salve os volantes de verdade.

Geoabraço

Felipe Conti disse...

AIZÁ CABEÇA DE ÁREA seu, cruzcredo! Tri massa o relato magnata, coisa dinívil!

Lembro dele no Grêmio, mas na minha cabeça ele era tão velho quanto um JOÃO ANTÔNIO ou CARLOS MIGUEL (ou NILDO, SILVIO, etc...)! Novão pra caralho... Ou gato... hehehehehe

O que eu acho mais bala da posição de cabeça d'área (assim como a centroavância) é que tu até pode saber jogar, mas não é o mais importante. O 9 coloca pra dentro do jeito que for, e o 5 desarma e protege do jeito que der. Jogar é pros outros... hehehehe

Abraços!

Felipe Conti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mau Haas disse...

é isso magnatedo! Salve Cocito!

Felipe Conti disse...

Enquete nova! Para votar sem emoção e com a razão... hahahaha

Mau Haas disse...

Enquete? Fenômeno foi pro Flamengo?

primeiro voto é meu, carajo.

Felipe Conti disse...

Outra visão sobre volantes...

http://copawriters.wordpress.com/2010/02/23/volante-tambem-tem-que-ser-craque/

Esse blog vicia, CUIDADO!

Abraços!

geoband disse...

Baita texto FConti.

Geoabraço

Mau Haas disse...

início empolgante!