terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Básico

O competente Eduardo Cecconi possui um blog chamado Tabuleiro, no globoesporte.com. Lá ele analisa e comenta os desenhos táticos de times do mundo inteiro.


No post do link acima (que conta com a imagem que copiei...), ele disseca os motivos pelos quais a Inter de Milão, agora sob comando do brasileiro Leonardo, voltou a apresentar o futebol dos tempos de José Mourinho - bem diferentes dos dias em que Rafa Benítez era o Coach dos interistas. O principal motivo, segundo Cecconi, foi a troca do 4-5-1 com 3 meias e apenas um atacante para o 4-4-2 com meio campo em losango (ou diamante). Neste esquema, muito utilizado por Mourinho, três volantes dão sustenção tática à equipe no meio, e liberam o meia de criação - o ponta-de-lança, o 'enganche' - para municiar DOIS atacantes (que jogam em linha ou com um enfiado e outro pelas pontas), no lugar de um avante isolado.

Agora vamos imaginar o Inter nesse esquema, contando que Celso Roth esteja maravilhado com as transmissões do Calccio na RedeTv, todos domingos ao meio-dia, e cogitando imitar o compatriota Leonardo:

Sem ficar muito atento aos nomes da escalação (há necessidade de outro primeiro volante e um jaqueta 9 mais experiente para encarar a Líber11), tentei desenhar o Inter com esse losango no meio, formação utilizada por Tite no primeiro semestre de 2009. O problema do time naquele ano foi a falta de variação tática: o Inter só sabia jogar desse jeito e era facilmente marcado. Agora teríamos o 4-4-2 como na imagem acima, o 4-5-1 usado por Roth em 2010 e um 4-3-3 "disfarçado", empurrando D'Ale (ou Zé Roberto) para jogar junto dos avantes.

Vai lá Roth, nos surpreenda!

11 comentários:

Felipe Conti disse...

Goleiro, Nei, Bolívar, Rodrigo e Kléber; Cabeça-de-área, Guina, Tinga e D'Ale; Sóbis e Torito Cavenaghi.

Tá ficando bão... Se Fabrício ou Facundo (ou Bolatti...) vierem, fica mió ainda!

Vamo Roth, ajuda nóis e mete um 4-4-2!

*já que ninguém comenta... hehehehe

JefConti disse...

Legal ver o time no estrelão....hahaha
Como fica a seleção da espanha?? os caras da frente e do meio cheio de flechas para tudo que é lado?
e quando o time joga retrancado?
Não sei não mas acho que o Roth diz pro Matias que se ele entrar na área do adversário sem ser em escanteio ele tira do time....

Felipe Conti disse...

HAHAHHAHAHAHAHAHA
Tentaremos compor essa Espanha indígena (cheia de flechas...), para mostrar pro Roth que não é necessário ter meio-campo de gigantes para ganhar jogos...

E essa do Matias é muito verdade! Fez aquele gol contra o São Paulo e deve ter pago 30% de multa!

Ei JefConti, diz aí como era o estrelão do Inter de 79 que a gente monta!

Mau Haas disse...

opa1 - jogar bola hoje?

Mau Haas disse...

opa1 - jogar bola hoje?

Ike Malma disse...

E ai Felipe beleza, vai ai a minha prancheta. http://this11.com/boards/1295982562783706.jpg explicação: Na Zaga, Celso deveria apostar em Juan, pois é um zagueiro canhoto e isso pode ser bom, ou contratar um zagueiro incontestável, coisa difícil.
No lugar de Matias um Volante de Caminhão, Matias é segundo homem, o inter precisa de um 5 clássico, que ajude os zagueiros e guarde posição, coisa que o guina não faz e o Matias faz mal, e como diz o Carvalho, o serviço que o Edinho fazia de calção e o Sandro fazia de smoking.
Na frente mais liberdade para Sobis, ele preso na esquerda foi pra mim o grande erro do Roth.
Esse esquema é uma versão de um 4-2-2-2, que pode se transformar em 4-1-2-1-2 como tu bem demonstrou usado pelo tite, ou até um 4-3-3 bem disfarçado, com D'Ale mais a frente e Tinga mais atrás, que seria mais ou menos o 4-2-3-1 que o Roth usou ano passado.
Grande Abraço, ainda não vi a parte azul lamentar a venda do super gênio mestre Jonas, deve ser porque pagaram o que valia.

Mau Haas disse...

meu Deus Henricão... tu tá loco? esse gringo Cavenada aí num joga nem botão home... tu já ta botando de titular...

Qnto a minhas manifestações... zolibre... esse negócio de trabalhar não devia ter sido inventado. Tá foda... correria do cão!

Felipe Conti disse...

Fala Ike, por aqui tudo tranquilo!

HAHAHAHAHAHHAA, essa frase do Fernando Carvalho mostra o quanto o hôme sabe de bola! "o serviço que o Edinho fazia de calção e o Sandro fazia de smoking". Tem que ir pro MSN! Mestre eterno FC, sabe pra caralho mesmo!

Sobre teu esquema véio, ficou bem ofensivo, mas gostei bastante! Com as peças corretas, dá pra montar um time destruidor (imagina o Santos assim, com Arouca e Elano nas volâncias, Léo na lateral, Neymar e Keirrson na frente...).

Cara, salvei teu esquema aqui, no próximo post sobre possibilidades táticas pra Libertadores desse ano, posto ele também!

E sobre os azuis, a lamentação está disfarçada logo acima... heheheh

Um abraço tchê, apareça mais vezes!

JefConti disse...

Benitez;
João Carlos
Mauro Pastor
Mauro Galvão
Cláudio Mineiro;
Batista
Falcão
Jair;
Valdomiro (Chico Spina)
Bira
Mário Sérgio
Técnico: Ênio Andrade.
Dá para resumir assim: Benitez fechou o gol contra o Brasil no maracã e todo mundo queria comprar...baita goleiro até um centroavante do interior chutar a cabeça dele....ficou gordo que nem um porco.
Claudio Mineiro subia mais que o João Carlos e cruzava legal.
Batista e Falcão,os dois marcavam e sabiam sair jogando o Falcão jogava nas duas areas e parecia o Beckembauer(acho que até jogava mais)!!!
Principe Jaja falava como carioca e nunca tinha saido do sul..mas e só olhar ele no Penharol ou em algum Grenal...
Valdomiro, sem comentários.
e Bira que era estilo matador, tava sempre na area pro rebote ou para cabecear.
E seu Enio que fazia o time jogar.

Gonçalves disse...

ow Felipe, faz uma formaçao com esse time do "quase" que rola pela iternet ae

O grêmio começa hoje sua caminhada na Copa Libertadores. A provável escalação do imortal, copero y peleador será: Victor, Gabriel, Coates, Rodolfo, Junior Cesar; Gilberto Silva, Rochemback, Aimar e Douglas; Ronaldinho Gaucho e Mestre Jonas.

Felipe Conti disse...

HAHAHAHAHAHAHHA

Bala Gonça, farei! Mas tu esqueceu o Lugano e o Forlan, que foram oferecidos mas o grêmio não quis!!!

Feito seu JefConti, agora vamos montar esse esquadrão no estrelão!

Abraços!