terça-feira, 8 de setembro de 2009

A primeira a gente nunca esquece!

Desde que estou habitando longe do Pago, mais especificamente em Santa Catarina, esta foi a primeira vitória do Inter que vi aqui no estado (uma derrota para o Joinville pela extinta Sul-Minas, três derrotas e um empate com o Figueirense e um empate com o Marcílio Dias, num amistoso). A Equipe Grenalzito S/A tinha visto dois jogos por estas paragens este ano. Duas derrotas: Inter para o Figueira e Grêmio para o Avaí.
Finalmente o primeiro triunfo aconteceu. E foi vermelho!

O Dia

Pai, namorada, primos, tia... Três carros, dez pessoas, dez horas e um domingo inteiro. Duas faixas de um tecido tosco escrito INTERNACIONAL por 5 pila, dois chapéus malucos por 10 pilas. Camiseta número 5 do Cholo El Capitán Guiñazú no couro pela segunda vez em 2009 (a primeira foi neste jogo). Águas, refris, salgadinhos, pipocas, pastéis, chocolates... 7 Colorados, 2 Botafoguenses e UMA GREMISTA, que inclusive comemorou o gol do Magrão Maloka e está quase sendo convencida a bandear-se para o lado Vermelho da Força.

A caravana de Brusque (ABRAVANEL, Senor) encontrou-se na capital manezinha de Cacau Menezes e Jacaré por volta das 14 horas. O trânsito para chegar à Ressacada era de uma tranqüilidade anormal. Ingressos comprados com antecedência, o jeito era se posicionar no portão destinado para a torcida visitante e aguardar. Tendo experiência no outro estádio de Florianópolis, a agourenta residência da BOBGUEIRA também conhecida como Orlando Scarpeli, circular nas imediações da arena com camisetas rubras é algo desaconselhável. Não na casa dos Avaianos. O clima em volta do estádio era calmo, inclusive com vários casais de Avaianos(nas) e Coloradas(dos) passeando calmamente. Lógico que com a chegada da cavalaria montada da Polícia Militar por volta das 17 horas, e após o jogo com o nível de adrenalina e BIRITA nas veias de alguns excedendo os limites, algumas correrias aconteceram. Mas nada que estragasse o clima de respeito entre as torcidas.

O céu nublado anunciava frio e chuva. Pouco mais de quatro da tarde as catracas foram liberadas pra coloradagem adentrar no módico espaço dedicado aos vermelhos. Gurizada de Roca Sales (levando a sério a estrofe “E A CACHAÇA NA MÃO!”), Tambores de Yokohama, Guarda Popular, Consulados de Porto Alegre... Gente de tudo que era canto! Fanáticos pelo Clube do Povo que por motivos variados não possuem mais o privilégio de todo domingo sentar no cimento sagrado do Gigante. Outros que saem do Rio Grande do Sul e seguem o Inter por toda parte. E ainda aqueles torcedores que mesmo não sendo gaúchos, amam o vermelho e o branco de maneira incondicional.

Faltando menos de uma hora pro início da peleja, o céu que antes ANUNCIAVA frio e chuva cumpriu sua propaganda. Minha rinite, a gripe dos meus primos e a dor de garganta da minha distinta companheira não deixam mentir. Mesmo assim o movimento no lado de fora da Ressacada era intenso, e o espaço destinado aos Colorados cada vez mais apertado. A diretoria do Avaí com certeza está aproveitando a estadia do clube na Série A para vender o maior número de ingressos possíveis. Só que finge esquecer a capacidade total do estádio!

O Jogo

Com meu afilhado Thiago (6 anos) e minha prima Caroline (9 anos) sabendo todas músicas e palavrões de cor e salteado (Muito mais que amoooor / Não é o **** do grêmio / É o Rolo Compressooooor / ÔÔÔÔÔÔ), a Academia do Povo entra em campo!

Faltando apenas algumas dezenas de minutos pro início da partida, a torcida do Avaí lotou as arquibancadas. Com muito sinalizadores, fez um belo espetáculo antes da bola rolar. O problema é que o Inter não deixou os jogadores do Leão empolgarem a torcida manezinha. Nos primeiros 45 minutos a supremacia técnica e tática colorada foi claríssima. Embora o ataque não tenha conseguido concluir muitas vezes a gol, a posse de bola deve ter passado dos 60%.

Kléber, Taison e Giuliano faziam a bola rodar de um lado ao outro. Mas quem impressionava pela classe e tranqüilidade era Fabiano Eller. E como prêmio, inaugurou o marcador do jogo. Após a (exagerada) expulsão de Índio e o final da primeira etapa, era esperado que o Avaí voltasse melhor no segundo tempo. Nada disso.


Oferecendo o contra golpe aos vermelhos, o time de Silas não encontrava maneiras de furar o bloqueio defensivo colorado. E aí a qualidade monstruosa de André D’alessandro surgiu. Segurou a bola, driblou, lançou, tabelou com Kléber pela canhota, armou o meio de campo com Guina e Magrão... Fez de tudo El Cabezón! Bolívar ainda foi expulso no final do jogo, deixando a contenda ainda mais épica. Só que antes disso, numa das milhares de jogadas trabalhadas com toques rápidos e de primeira (parecia que o Verón tava treinando o Inter tchê!), Magrão fuzilou a meta do goleiro de pijama, Eduardo Martini. 0 a 2 e a Ressacada virava o Beira-Rio!

Os destaques do time foram: Lauro e pelo menos dois milagres; Giuliano com muita habilidade; Guina extra-terrestre; Magrão voltando a ser aquele Magrão Maloka; D’alessandro e um show de futebol; e Eller o melhor em campo.

Um domingo perfeito para ser Colorado! E rumo ao Tetra!

Ps.: Ao final do jogo, Tite vibrou muito antes de descer para o vestiário do Inter, bem na frente do local da torcida Colorada. Ganhou a simpatia de muitos que sempre desconfiam do Seu Adenor.

17 comentários:

Mau Haas disse...

Bicho, nem li ainda... mas já vi que ficou profissa a parada

Equipe Grenalzito S/A disse...

Não falo mais com a Aline.

Sem mais.

Mau Haas disse...

Aaaaaaa, eu tava logado como GRENALZITO.... por isso, pra ficar claro e pra dar volume, digo que o coments acima é meu.... de MAUHAAS..

Fui

Fabio - Arena Vermelha disse...

uhauauhuahuaa o Felipe, mto afude

"A caravana de Brusque (ABRAVANEL, Senor)" aahuaahahua


é importante trazer todo mundo pro lado vermelho da força... sempre

quanto ao chiodelli ele tava la... e eh meio parecidao com o cara da foto, mas acho q nao eh ele nao...

sei la.. huauauauhua

no mais, baita texto...

a caravana de brusque tem que debandar pro sul no jogo do titulo..

dia 3/10, acho q vamo pro parana..

de repente fazemo uma escala ai e te pegamo..

ahuahuauha
abs

Felipe Conti disse...

Bah Fabio, esse no Couto eu tô afim de ir mesmo! Vou perguntar pra coloradagem daqui quem topa ir e qualquer coisa te aviso!

E pra quem não lembra da cobertura Grenalzítica do lado azul em Floripa nesse ano, aqui o link:

http://grenalzito.blogspot.com/2009/07/ressacada-o-retorno.html

Mau Haas disse...

é pácabá... tinha que lembrar.

Felipe Conti disse...

Maurício, teu passado te condena!

E só vendo de novo o vídeo que tu fez entendi o BELÍSSIMO lugar do qual tu "viu" o jogo! Dureza...

Gonçalves disse...

Mazááá reporter por um dia, bueno conto contigo pra fazer uma ou várias coberturas pelo Arena hehehe...cara mundo pequeno, é o Chiodelli mesmo ali huiahuia, apareceu no soprtv na finaleira do jogo pulando meio acanhado e com aquelas capinha bagacêra que vendem no estádio, vou avisar ele pra passar por aqui heheh

Felipe Conti disse...

hahhahahaha Avisa mesmo Gonça!

A minha mãe avisou a gente que no final do jogo apareceu meu pai e meu primo na tv! Portanto só pode ser ele mesmo, já que apareceu também!

Paguei 8 conto naquela capinha palha para minha digníssima! Palhaçada...

E para colaborar no Arena vou ter que caprichar! Os textos são sempre muito bons (tirando os do Col que são muito corneta...hehehehe)

Abraço!

Aline disse...

Que que eu vou dizer Mau?
O Colorado tem se esforçado MUITO pra me convencer, e olha, os argumentos são bons!

É que eu gosto de ir no estádio, meu pai, o gremista da família, não vai - e muito menos pra levar a filha né?! - e a única vez que eu vi o tricolor ao vivo eu tava na torcida adversária, e ela era rubra... Hehehehehehe

E o jogo foi tri! E é isso...

Felipe Silva disse...

fazia bastante tempo que não via meu time levar um baile tão grande EM CASA! Se o Inter termina com 11 acho que seriam uns 5x0. Quase foi, na real, já que o Martini fez alguns milagres no segundo tempo.

mas a real é que o Avaí, como bom sulista, não quer ver só os paulistas dominando e deu uma forcinha pro Inter. Ano que vem não tem tanta moleza, viu? hauahuahah

Abraço, gurizada.

Mau Haas disse...

Barbaridades...

Felipe Conti disse...

Grande xará Felipe!

Cara, o Martini pegou duas grandes bolas (chute do Taison e do Danilo Silva), mas o Lauro também pegou umas 3 bolas muito difíceis.

Acho que se o Avaí tivesse conseguido jogar e reter um pouco a bola no primeiro tempo, poderia ter sido um jogo de muitos gols... Só que agora só ano que vem... hehehehhe

Abraço e valeu pelo comentário véio!

Ps.: Mau, a Aline JÁ É Colorada, não há o que dizer... Assim como a Jana!

Mau Haas disse...

No more coments

Aline disse...

Hahahahahahahahahahahaha

Aline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Colombo disse...

Foquinha Colorada, que coisa boa AhHAhA

OLha que eu vo tb pro Couto em ...