quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Vamos virar europeu


O Inter está com o elenco – plantel é para cavalo (EMBURGO, Luxa) – praticamente formado para o início da temporada 2010 (que ainda não é 2010/2011). Nesta época do ano em que os bastidores dos clubes ganham maior ênfase por parte dos torcedores e dos profissionais que vivem do esporte, é nítida a “europização” do Sport Club Internacional. Há quem concorde com a modernidade exacerbada. Defendem a necessidade da adequação das coisas, das entidades, das pessoas e da própria sociedade civil organizada. Não há tempo, e muito menos a possibilidade de ficar ao largo da história, esta sem maiúscula.

Aqui não cabe o julgamento de concordância ou discordância. O que existe são visões de mundo, individuais e intransferíveis. Muito se fala em profissionalismo no futebol, dirigentes remunerados e com bagagem em GESTÃO. Não dá para precisar se este ou aquele clube é completamente profissional, atua de maneira quase impessoal e empresarial, segue um estatuto próprio definido de maneira transparente... Mas análises podem ser efetuadas.

O Inter possuiu um técnico estrangeiro, artigo facilmente encontrado no continente europeu. Dentro das limitações da legislação futebolística nacional, conta com três estrangeiros no grupo profissional de jogadores. Mas com o diferencial “europeizado” de contar com um uruguaio de cidadania brasileña, por supuesto. Muitas contratações coloradas são de jovens revelações de clubes do interior brasileiro. Assim como contratam os grandes clubes europeus, procurando jovens craques em “países de interior” do planeta. Além disto, o Beira-Rio passará pelo processo da “europização” suprema: cobertura nos moldes dos estádios alemães e acomodações seguindo exigências internacionais de segurança e lazer.

Analisando também a parte do jogo de bola propriamente dito, o que vemos são as constantes contratações de volantes polivalentes e laterais-zagueiros. Mais Velho Continente que isso não há. Nei e Bruno Silva muito mais compõem uma linha de quatro defensores do que atuam como laterais à brasileira. Wilson The Amazing Mathias, pelos rumores, é o clássico volante box-to-box nos moldes anglo-saxões: atua nas duas áreas, realizando coberturas e descidas laterais. Se realiza tudo isto ESPETACULARMENTE, só a bola dirá.

Estes são apenas alguns aspectos e atitudes notadas facilmente. Ainda há tentativas de agregar atletas africanos ao futebol do clube, e a difundida, porém nebulosa, parceria com os Esporas de White Hart Lane, o Tottenham Hotspurs – que contam com Sandro para ontem.

Profissionalização, imitação, gestão, herança histórica, inspiração, modelos estrangeiros, mudança de identidade. Muitos conceitos, poucas certezas. Mas como sempre o que dá para sentir é que as atitudes do clube, enquanto direção, dificilmente refletem às convicções e desejos do torcedor. E como (mais) um reflexo da sociedade, o futebol no Brasil não consegue pensar e agir por si próprio. A não ser quando falamos de cifras...

7 comentários:

Gonçalves disse...

Tens razão Felipe, essa parceria foi nos dita que seria mais ou menos isso cederiamos alguns jogadores que possivelmente pudessem ser aproveitados e quem sabe entrar em algum negocio futuro e ensinaríamos os gringos como trabalhar e garimpar nas categorias de base jogadores talentosos enquanto os ingleses nos dariam dicas quanto ao tornar rentavel o Clube na sua esfera patrimonial..afora esse discurso eu sou meio cético que o resumo da coisa toda, não seja o vender jogador mesmo hehehe

há comentários de que estamos nessa carência de laterais apoiadores, por conta dessa educação européia de trabalhar com laterais muito mais defensores do que atacantes, isso que é a parte prejudicial da coisa de "europear" o futebol brasileiro.

Do ponto de vista de fzer o Beira Rio mais rentável, principalmente em dia de jogos é o que ao meu ver seja uma meio saída, pra gente não ficar tão dependente de comemorar superavits com a venda de jogadores...os tais Match Days tem de ser estudados em todas as esferas pra realmente tirar proveito e levar o torcedor ao estadio mesmo que o Inter enfrente um time pouco expressivo...hoje pra tu ter uma idéia o cara quando deixa o carro no estacionamento, recebe um ticket onde ali tras claramente a instrução de que o estacionamento será fechado após uma hora de ter encerrado o evento....ora vejam só, tu vai pra ver o jogo e derrepente tem de sair correndo do estádio, apesar de que hoje não há atrações que levem até o desejo de ficar e aí aparecem aqueles engarrafamentos pós jogos no contorno do estadio...agora é claro, que tudo isto está jogado nas reformas do Beira Rio, cabe a nós torcedores e conselheiros que isso não acabe numa reforminha mixuruca sem um planejamento do que será possivel futuramente realizar o tal match day colhendo muitos dividendos ao Clube.

Felipe Conti disse...

Por essa questão dos laterais e do "evento" por trás do jogo de futebol, que deveríamos PENSAR em soluções e novas práticas, e não apenas COPIAR os modelos e projetos existentes na europa.

Inclusive esse lance de match day, eu e o Mau temos umas idéias sobre como fazer o jogo de futebol ser atrativo ANTES e alguns minutos DEPOIS do jogo propriamente dito... Claro que são pensamentos de coisas que já vimos ou sabemos existir de eventos esportivos americanos ou até em países vizinhos, mas sempre deve ser pensado para adequar-se à nossa realidade (brasileira, país subdesenvolvido, falta de segurança, dificuldade de logística, etc).

Ao meu ver o pensamento interno no Inter é de estruturar todas as instâncias do clube com profissionalismo e planejamento, MENOS nos assuntos que realmente dizem respeito aos TORCEDORES do clube.

O que não dá é pra tentar ser o que não dá para ser.

André Colombo disse...

Se passar a ultima temporada do Lost no telão do Beira-Rio eu to dentro ...

Opa este forum é o Dude ? A não, é Grenazito, putz futebol hoje é igual janeiro do ano passado !!!

Grêmio na merda e cada dia mais na merda, e Inter achando que vai e todos sabem que não vai a lugar algum ... Po mas tudo indica que 2010 vai ser como 2006, TOMARA, pois sou daqueles céticos que não acreditam que o raio caia 2x no mesmo lugar !!! Ps.: Não to falando que o Inter nunca mais seja isso ou aquilo, apenas acho que 2010 esta sendo igual 2009 e não como 2006 !!!

Mas como o Felipe acha que não podemos reclamar nunca da Direção, fico queto né

Fabio - Arena Vermelha disse...

Texto meio denso pra ler numa tarde de trampo corrido...

mas o meu, na minha varredura analfabetofuncionalesca... mto boa o (EMBURGO, Luxa)

uahuahhauuhauhaahua

abs

Felipe Conti disse...

hahahahhaa, pois é Fabio, a gente se vira pra inventar alguma nova... Aguardo algum neologismo teu lá no Arena!

Señor André Colombo, que saudade de vossa presença por estas humilhimas paragens! Pois bem... Como a nova temporada de Lost começa dia 02/02/10, falemos dela mais adelante...

Sobre poder reclamar da direção, QUEM SOU EU pra dizer se pode ou não??? O que sempre faço é o exercício do CONTRAPONTO, já que tenho vivo na memória os momentos dignos de filme de terror de outras administrações coloradas. A gestão do grupo da situação, leia-se do Fernando Carvalho, é perfeita? Longe disso. Mas também não é a AVACALHAÇÃO que alguns tentam incutir nas mentes coloradas.

Digamos que a gestão Carvalho/Píffero PODE SER comparada à dupla Koff/Cacalo: Os primeiros foram administradores a frente de seu tempo no futebol brasileiro, inovadores, corajosos. Seus sucessores obtiveram certo sucesso, mas quase sempre de maneira nebulosa e/ou errática.

E Zachias, Amorettis (e mais uns 4 que não citarei) podem ser comparados à Obinos, Kroeffs e outros menos cotados...

Mais ou menos essa a minha opinião... E por favor, discorde sempre da gente véio! Essa que é a graça do negócio!

Abraços!

Ike Malma disse...

Eai Felipe beleza? , concordo que a "europeização" do futebol colorado é um fato e não lamento isso, porém discordo, e isso é um direito meu, daqueles que reclamam que no Inter o dinheiro ou o financeiro sempre acabam prevalecendo, e justifico, primeiro te perguntando: Qual é o maior problema do futebol brasileiro? O Brasil tem matéria prima de sobra, o Inter que o diga, os times brasileiros tem torcida, tem estádio, (os que não tem ja estão dando seus pulinhos), os times brasileiros geralmente conseguem montar times competitivos (alguns até ganham do barcelona e da Inter de milão), o campeonato brasileiro é disparado o mais encardido, e eu te pergunto qual é o problema do futebol brasileiro? o problema é financeiro, ta na hora sim de pesar sempre pro lado do dinheiro, todo bom negócio é bem vindo, e essa lenda que o futebol vive de paixão é balela paixão de torcedor não paga conta. Então eu sou sim a favor da Europeização do futebol brasileiro principalmente das finanças, time rico meu bruxo é outra história. Ainda mais nós colorados que só ganhamos títulos quando investimos e montamos time forte. OBS - ganhar campeonato com brucutus é coisa da azenha naquele temporal de lá as vezes cai um raiomenezesfelipão, que junta meia dúzia de desacreditados que duma hora pra outra acreditam e ai a gente viu do que foram capazes, mas esses são méritos que eu não tiro e que respeito do time do meu amigo Mau,mas não invejo, prefiro meu colorado teimoso garimpeiro exportador, que voltou a me dar alegrias a partir do momento que melhorou financeiramente. Abraço

André Colombo disse...

Felipe concorda então que o Carvalho ja possa considerar a instituição ou clube sei la qual a melhor forma de chamar o Inter hoje, de MINHA? Que ele tem o direito "na minha opinião poder" de tirar isso ou aquilo do clube?

Bem sei de fontes seguras que o Carvalho ganhou uma ação de 500mil reais "particular" e depois que a parte prejudicada recorreu e ganho o direito de não pagar estes 500mil nosso presidente não tinha mais estes 500 em mão, sabe como nosso Presidente pago a justiça?

Ai tu escuta isso e pensa, nossa um clube exemplo de administração, uma clube que recebe o que recebe, que tem o numero de sócios que tem e que ainda tem que mutilar a equipe em pleno campeonato, alegando ajuste de finanças, se da o luxo de doar 500mil para problemas pessoais de funcionário ???